quinta-feira, 13 de outubro de 2011

UNITA chama atenção para o perigo que a actual conjuntura política representa para o país


Luanda - 1.O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA preocupado com a subida da tensão social no seio da sociedade angolana, que pode por em causa as conquistas de 4 de Abril de 2002, alerta a opinião pública nacional e internacional para o perigo que a actual conjuntura política representa para o país.

Fonte: UNITA
2.O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA entende que a presente tensão social resulta da ineficácia das políticas e estratégias de combate à pobreza; das assimetrias regionais; da falta de transparência, da má distribuição da riqueza nacional e da corrupção institucionalizada pelo regime de José Eduardo dos Santos, chefe do Executivo e Presidente da República de Angola e, sobretudo, resulta do aumento de violações de direitos, liberdades e garantias fundamentais do cidadão, estabelecidos na Constituição vigente na Republica de Angola.
3. O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA identifica os actos de intolerância e a pratica de justiça por mãos próprias, como também o aumento dos níveis de delinquência, consubstanciados em actos violentos que atentam contra a integridade física e segurança dos cidadãos nos centros urbanos e nas zonas rurais, como consequência da actual conjuntura política e social que o pais vive.
4.O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA manifesta, assim, o seu total repudio às acções sistemáticas de delinquentes que usaram armas de fogo que levaram a morte de um agente da policia nacional, que perdeu a vida em missão de serviço no resgate de uma família que tinha sido feita refém na semana finda no bairro de Hoji Ya Henda, no Município de Cazenga.

5.O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA rende homenagem ao agente da Polícia morto em missão de resgate atrás mencionada e solidariza-se com os esforços da Polícia Nacional no combate à delinquência e apresenta à família enlutada e ao Comando da Policia de Luanda os seus sentimentos de profundo pesar.

Luanda, 8 de Outubro de 2011
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA

Sem comentários: