segunda-feira, 17 de agosto de 2009

«Semelhante ao que o MPLA faz nos órgãos públicos»


«Jornalista da Despertar penalizado por enaltecer Abel Chivukuvuku
Domingo, 16 Agosto 2009 12:55

CLUB-K.NET

Lisboa – Figuras que tomaram parte da ultima reunião da Comissão Política da UNITA, em Luanda lamentam o facto de um jornalista da Radio Despertar, tratado por Kalombe, ter sido advertido/ralhado por fazer, em directo, referencias (tidas como enaltecimento) a Abel Chivukuvuku.

Semelhante ao que o MPLA faz nos órgãos públicos

De acordo com “insiders”, a reportagem do jornalista fazia apresentação dos dirigentes que entravam para a sala da reunião em Viana, porem, quando Chivukuvuku entrou, o repórter terá passado em directo, algo mais ou menos assim: “Acaba de entrar uma das principais figuras desta reunião que julgava-se que não vinha, mas que agora esta ai, o Dr Abel Chivukuvuku”.

Foi testemunhado que instantes depois, elementos suspostamente do partido foram ter com o jornalista na qual as pessoas que estavam próximas escutaram advertência que dava conta que o mesmo estava a ser ralhado devido aos comentários que alegadamente enalteciam Abel Chivukuvuku em detrimento do líder do partido que merecia tal honra.

Especulações no terreno, davam conta da existência de suspeitas segundo a qual Chivukuvuku não tomaria parte da reunião no primeiro dia deixando assim que partidários seus levantassem questões favoráveis a si (entenda-se Concresso extraordinário). Tal suspeitas estavam a ser inicialmente associadas a ausência de elementos próximos a si como Carlos Morgado que veio a se saber mais tarde que faltou por razões profissionais/ academicas. (Esteve a leccionar).

A Radio Despertar, é uma emissora próxima a UNITA por via dos seus accionistas. Foi autorizada pelo Governo na seqüencia dos acordos de Lusaka. É externamente criticada pelo excesso partidarizado da sua linha editorial. Um ex DG, Alexandre Salombe chegou a por o cargo a disposição por discordar da mesma.

Na altura, o jornalista Jorge Eurico advertiu que a UNITA por via da Radio Despertar estava a repetir a mesma coisa que o MPLA faz com as Rádios do Estado na qual o “Galo Negro” situava-se na linha da frente como critico.

Tal similaridade em partidarizar os órgãos de comunicação nota-se pelos seguintes registos:

- Reunião da CP da UNITA são cobertas em directo como se trata-se de um assunto de Estado, na RNA ou TPA os congressos do MPLA passam na sua integra como se fossem órgãos oficial do partido.

- Na Despertar, os discursos do Presidente da UNITA, I. Samakuva passam na sua integra semelhante, a TPA que faz o mesmo com discurso de JES proferido nas vestes de Presidente do MPLA em reuniões do Comitê Central.

- O Incidente de esta semana do jornalista advertido é semelhante aos inúmeros e com maior descaramento, ocorridos na TPA ou RNA. Um reputado jornalista, Ernesto Bartolomeu chegou a ficar suspenso por mais de 5 meses por descordar do favoritismo e dos excessos de noticias do MPLA nos noticiários daquela estação estatal.»

Imagem: http://www.correiodopatriota.com/

Sem comentários: