segunda-feira, 2 de abril de 2012

Yolanda "mão-de-ferro", líder dos estudantes universitários angolanos


Luanda  - Yolanda de Sousa, tem 29 anos é licenciada em Direito. E é uma das poucas jovens a ocupar o cargo de associativismo no país. Mulher Jovem, recaem sob Yolanda de Sousa as responsabilidades de fazer valer os direitos de milhares de estudantes Universitários ao ocupar o cargo de presidente da União dos Estudantes do Ensino Superior de Angola.

*Esperança Gaspar
Fonte: VOA
O preconceito em receber ordens de uma mulher ainda é visível no seio dos homens.  Ainda como presidente da Associação dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto, Yolanda de Sousa, diz que sofreu descriminação por ser líder.

Por isso para conseguir se impor teve de muitas vezes ser exigente para com os colegas.  Yolanda diz sentir-se especial por ser uma das poucas mulheres a assumir o cargo ligado ao associativismo.

Mãos- de-ferro é assim que yolanda se caracteriza. A jovem inspira-se em Margaret Thatcher e fala dos desafios de estar à frente de milhares de jovens,homens e mulheres

Sobre a qualidade do ensino. Yolanda de Sousa diz que muitas têm sido as reflexões na perspectiva da melhoria da qualidade de ensino no país.

Actualmente, Angola é um dos países do continente Africano onde o número de mulheres a ocupar cargos de decisão é elevado. Yolanda de Sousa, fala da valorização que se deve dar as mulheres.

A nossa homenageada neste mês de Março Mulher há quatro anos que esta frente de milhares de jovens, homens e mulheres.

Sem comentários: