sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

África do Sul. Depreciação do Rand atribuída a pronunciamentos políticos e instabilidade


Pretória (Canalmoz) – A moeda sul-africana, o Rand (ZAR) tem vindo a sofrer uma depreciação acentuada nos últimos dias devido ao que os analistas consideram resultar dos pronunciamentos de dirigentes da África do Sul relativamente ao sector mineiro no país. O ambiente laboral, caracterizado por actos de violência, é apontado como um dos factores da depreciação da moeda sul-africana.
Na Bolsa de Valores de Nova York, ao fim da tarde de quarta-feira, o ZAR estava 2% mais fraco do que no dia anterior, sendo cotado a ZAR 9.0310 em relação ao dólar (USD). 
Ao fim do dia de ontem, 24 de Janeiro, a moeda sul-africana estava a ser cotada na mesma bolsa de valores a R9.0731.
Em resposta à onda de greves no sector mineiro em 2012, a empresa produtora de platina, Anglo American Platinum, anunciou a semana passada que iria encerrar duas minas e despedir 14 mil trabalhadores.
Numa reacção às medidas da Anglo American Platinum, o secretário geral do ANC, Gwede Mantashe, considerou que “os planos dessa empresa sublinhavam a necessidade da África do Sul assumir um maior interesse e controlo sobre o sector mineiro”. Em declarações à emissora estatal, SAFM, Mantashe acusou a Anglo American de ter “roubado o nosso dinheiro e ter sido edificada nas costas no capital e mão-de-obra da África do Sul”.
Há cerca de uma década, a Anglo American transferiu os seus interesses na Bolsa de Valores de Joanesburgo para a Bolsa de Valores de Londres, no âmbito de acordo firmado durante a presidência de Thabo Mbeki.  (Redacção)
Imagem: noticias.uol.com.br

Sem comentários: