quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Rússia . Descoberta rede de espionagem cibernética à escala mundial


Pretória (Canalmoz) – Peritos do laboratório de informática russo, Kaspersky Lab, descobriram  uma sofisticada rede de espionagem cibernética que tem como alvo agências diplomáticas, governamentais e de investigação a nível mundial, assim como as indústrias de gás e petróleo.
Os principais alvos da rede incluem uma série de países, em particular da Europa do Leste, antigas repúblicas soviéticas e da Ásia Central, embora da lista também constem países da Europa Ocidental e da América do Norte. Na Europa, os principais países atingidos são a Bélgica e a Suíça.
O Kaspersky Lab denominou a rede de ‘Rocra’ (‘Red October’) ou ‘Outubro Vermelho’.  Essa rede, para além de atacar computadores, consegue extrair dados dos chamados smartphones, verificar bases de dados de correio electrónico e servidores FTP, para além de recuperar ficheiros de discos removíveis, incluindo os que tenham sido limpos.
Não é ainda conhecida a localização do servidor usado pela rede Rocra, mas a a Kaspersky Lab afirma que a identididade das pessoas por detrás da rede é de origem russa.  (Redacção/Russia Today)
Imagem: Mapa divulgado pela Kaspersky mostra países e atividade exercida pelas ...
g1.globo.com


Sem comentários: