segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Se não há igrejas na Arábia Saudita não haverá mais mesquitas na Noruega


– determina ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega que quer agora levar a questão ao Conselho da Europa para que a norma passe a vigorar em todos os países membros da União Europeia

Pretória (Canalmoz) – O governo do Reino da Noruega proibiu a Arábia Saudita de financiar a construção de mesquitas na Noruega, enquanto o governo saudita continuar a não permitir a construção de igrejas de outras confissões religiosas no seu país. 
Jonas Gahr Stor, ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês, decretou que não serão aceites os donativos milionários da Arábia Saudita, assim como de empresários muçulmanos para financiar a construção de mesquitas na Noruega.
Segundo o referido ministro, as comunidades religiosas têm direito a receber ajuda financeira, mas o governo norueguês, excepcionalmente e por razões óbvias, não aceitará o financiamento islâmico de milhões de Euros para construção de templos de culto islâmicos na Noruega enquanto a Arábia Saudita não admitir reciprocidade.
A Noruega não aceitará a construção de mesquitas na Noruega, enquanto a Arábia Saudita em seu território não admitir reciprocidade e igualdade de direitos na Arábia Saudita a todas as outras confissões religiosas.
Jonas Gahr Stor argumenta que “seria um paradoxo e anti-natural aceitar essas fontes de financiamento de um país onde não existe liberdade religiosa”.
O ministro também afirma que “a aceitação desse dinheiro seria um contra-senso”, recordando a proibição que existe nesse país árabe para a construção de igrejas de outras religiões.
Jonas Gahr Stor também anunciou que a “Noruega levará este assunto ao Conselho da Europa”, onde defenderá esta decisão baseada na mais estrita reciprocidade com a Arábia Saudita. (Redacção)
Imagem: Mesquita do Sultão Hasan, em Cairo. Mais Fotos do Egito►. Cairo, Egito
egito-turismo.com


Sem comentários: