quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chuvas danificam torres de transporte de energia e… HCB interrompe exportação de energia para a África do Sul


Maputo (Canalmoz) – A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) suspendeu o fornecimento de energia eléctrica para a África do Sul. O facto deve-se à indisponibilidade de transmissão de energia na região de Pafúri, próximo da fronteira com a República da África do Sul, no dia 21 de Janeiro corrente.
 Segundo um comunicado da HCB, a interrupção decorre da subida do caudal do Rio Limpopo, causada pelas intensas chuvas acompanhadas de trovoadas, que originaram danos na Linha de Transmissão localizada na zona supramencionada. 
Dados preliminares, ainda segundo o comunicado, indicam que a corrente das águas do Rio Limpopo derrubou uma torre de transmissão, que arrastou outras quatro da mesma Linha de Transmissão. 
Para além de terem danificado parte das torres já mencionadas, as águas deixaram ainda submersas algumas outras torres da linha 2, localizadas na mesma zona, expondo-as ao risco de queda caso a situação prevaleça. 
Neste momento, a equipa técnica de Engenharia da HCB está a montar a logística para intervenção urgente nas linhas, com vista à sua reposição e o reinício normal das operações, estando tal intervenção dependente do abaixamento do nível das águas do Rio Limpopo. 
A avaria causou uma redução de cerca de 35% do fornecimento de energia para a África do Sul. Neste momento, o remanescente da energia é escoado pela Linha 1 e por outras vias alternativas. 
Recordar que o fornecimento de energia para a África do Sul, ida de Cahora Bassa, é feita por via de duas linhas de transmissão de energia que percorrem cerca de 900 quilómetros em território nacional. (Redacção)

Sem comentários: