segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

(O Poder da morte. Título deste blogue.) China com níveis de poluição alarmantes


Pequim – Uma nuvem tóxica de ar poluído está a atingir várias cidades chinesas, incluindo Pequim, desde este sábado, 12 de Janeiro, tendo sido ultrapassados todos os limites máximos de contaminação atmosférica estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.
De acordo com a imprensa internacional, mais de uma dezena de províncias está sob o efeito de uma forte nuvem de poluição, com especial destaque para Pequim, considerada a zona mais afectada.

Na capital, o manto de gases poluentes levou ao encerramento de escolas e fábricas, cancelando ainda as ligações aéreas. O Governo central pediu aos cidadãos para optarem por máscaras sempre que necessitarem de sair das suas residências, excluindo a prática de exercício físico.

Nos hospitais, durante este fim-de-semana, registou-se um número anormal de casos de problemas respiratórios, depois da concentração de minúsculas partículas de poluição ter superado os níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo os serviços meteorológicos locais, o elevado nível de poluição deverá manter-se no país nos próximos dias.

A forte poluição atmosférica está a ser contestada em órgãos de comunicação social chineses, com os críticos a exigirem um debate sobre desenvolvimento «versus» qualidade de vida.
(c) PNN Portuguese News Network
Imagem: Mark Ralston/AFP. Nevoeiro causado por forte poluição encobre Pequim pelo ...
noticias.uol.com.br


Sem comentários: