sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MPLA repudia postura do militante Henriques Miguel “Riquinho”




COMISSÃO EXECUTIVA  DO COMITÉ PROVINCIAL DO MPLA EM LUANDA, REPUDIA POSTURA DO "MILITANTE" HENRIQUES MIGUEL "RIQUINHO"
Luanda  - A Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA em Luanda, manifesta a sua profunda preocupação e Repúdio, em face da postura do senhor Henriques Miguel, vulgo "Riquinho", por ter vindo a assumir uma postura em nada abonatória para um cidadão que se diz "militante" do MPLA, porquanto tal comportamento não quer significar nada mais senão um motivo para trampolim mediante acções opositoras ao MPLA, cujos sonho visa ver o Partido assaltado pela intriga, invadido pela fofoca e desunião, valores contrários ao Programa e Estatutos do MPLA.
Fonte: MPLA
O senhor "Riquinho" tem-se portado por ataques públicos contra um órgão do Partido, 1.º Secretário do MPLA e outros quadros responsáveis a nível nacional e Provincial, utilizando para o efeito e de modo bastante parcial e abusivo, o Jornal de sua propriedade, "O Continente", assumindo assim postura contrária as regras disciplinares do Partido.

Á vésperas das eleições de 2008, " Riquinho" reclamava aos 4 ventos que o seu partido do coração, lhe havia abandonado e não tirava de si o melhor proveito como homem de realizações de eventos culturais já que ele estava disposto a colocar-se ao serviço do Partido.

Em obediência ao princípio de unidade e coesão da organização, a Comissão Executiva reunida na altura, deliberou dar uma oportunidade ao militante, para que dentro do seu objecto social, realizasse algumas actividades de âmbito cultural em alguns bairros de Luanda.

Astutamente "Riquinho" sugere que lhe fosse passado um documento para lhe autorizar a tais realizações.

Feito o documento e longe de que fosse sendo usado para exibi-lo junto de entidades públicas e privadas, convencendo dirigentes militantes do MPLA, no sentido do reforço para a possibilidade de captação de financiamentos, patrocínios e outros apoios, colocando supostamente o interesse público ou do MPLA como referência para o efeito, quando na verdade foi para proveito próprio.

Simulando ou para supor agradecimento e fruto dos bons resultados obtidos junto das empresas solicitadas, "Riquinho" decidiu de forma voluntária e incondicional, oferecer alguns meios ao Comité Provincial, cuja distribuição e formas de utilização foram decididas em reunião do secretariado da Comissão Executiva, tendo por isso beneficiado o trabalho colectivo e não de forma individual, como "Riquinho" pretende fazer crer nas suas afirmações públicas.

Estes meios já em desuso dados baixa, constam da lista dos bens patrimoniais no Partido em Luanda.

O Partido em Luanda tomou conhecimento mais tarde que as mesmas foram adquiridas a empresa Mbakassi & filhos do Camarada António Mosquito, que afinal nunca teriam sido pagas pelo senhor Riquinho, pelo que em gesto Militante, o Camarada Mosquito se prontificou em entregar os documentos das mesmas para o Partido, assumindo a dívida do empresário "Riquinho" , ficando sem perceber até hoje como o senhor Riquinho pode ter oferecido mais meios rolantes ao Comité Provincial sem nunca os ter paga a empresa Mbakassi & Filhos.

A viatura Tuareg que o senhor Riquinho diz ter oferecido ao 1.º Secretário, encontra-se no mesmo lote de viatura nunca paga até hoje a Mbakassi & Filhos.

O Comité Provincial de Luanda do MPLA, nunca solicitou nada ao senhor Riquinho, tendo sido sempre iniciativa sua aproximar-se, cujos propósitos hoje estão mais claros.

Tão logo foi despoletada a polémica das ofertas feitas pelo senhor Riquinho, o Comité Provincial solicitou ao mesmo que arrolasse o valor de tudo quanto terá disponibilizado afim de ser pago o que não aconteceu até ao momento.

Em relação as actividades culturais que diz também ter patrocinado, gostaríamos de alertar ao senhor Riquinho que por diversas vezes o Comité Provincial teve de pagar directamente a muitos artistas pelo facto de ser sua prática não honrar compromissos com os mesmos.

Percebe-se claramente que o "militante" "Riquinho" deixa cair a mascara pois o MPLA é um Partido aberto a contribuições dos seus militantes, amigos e simpatizantes dos quais têm merecido reconhecimento dos órgãos do Partido a vários níveis abstendo-se de qualquer publicidade pública.

Porque em abono da verdade, mais do que o "militante" Riquinho nos últimos tempos se prestar a doações, tem sido, isto sim, beneficiado por via do Militante Bento Kangamba, que, no espírito de inter ajuda e por o considerar ainda "militante" do MPLA, ajuda-o nos momentos mais e menos difíceis o que se não fosse não se saberia onde e porque águas estaria agora a navegar, tendo como resposta a incomensurável ingratidão, egoísmo e oportunismo desmedido.

Este triste exemplo, esperamos, não venha a ser seguido por mais nenhum militante, simpatizante ou amigo do MPLA que se preze, pois é elevado e eivado de um espírito marcadamente desonesto, referencialmente indigno, fortemente desconfortável e dignamente ruinoso, faz bem lembrar a velha máxima, segundo a qual, " o intriguista é como o carvão, se não queima, suja".
A Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda do MPLA, vem desmentir veementemente todas as difamações e calúnias levadas a cabo pelo "militante" Riquinho no jornal "O Continente" , pois não têm nada de verdade e só têm um sentido: difamar e caluniar os dirigentes que não permitem ao "Camarada Riquinho" violar os estatutos e os regulamentos do MPLA, tal como ele bem quer, pois tais ofertas visavam só e só conseguir um cargo de direcção no Partido.
Chegados aqui, dúvidas não restam de que o MPLA, na Província de Luanda, continuará firme, solidário e disciplinado, pondo sempre o interesse superior do Partido acima de qualquer outro pessoal, está atento a todos quanto se prestam a tomar poder político partidários para atender pretensões inconfessas bem como saberá sempre ele os seus dirigentes, numa perspectiva democrática, transparente e fiel aos ideais do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

Por todas e essas razões, a Comissão Executiva do Comité Provincial apela as instâncias competentes, a fim de se pôr cobro a esta campanha abusiva e desmedida de utilização de um jornal por parte do senhor Henriques Miguel "Riquinho", tirando o aproveitamento de ser proprietário do Jornal "O Continente", bem como a nível interno, e já que se arroga militante do MPLA, à Comissão de Disciplina e Auditoria incumbirá agir em conformidade.
Luanda, aos 14 de Janeiro de 2013
A COMISSÃO EXECUTIVA DO COMITÉ PROVINCIAL

Sem comentários: