terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Albert Camus. Seu rei Massinissa ficou famoso por sua frase "a África para os africanos".


No monumento dos mártires, em Argel, há uma cripta dedicada aos mártires da Argélia, conhecidos e desconhecidos, que deram suas vidas ao longo dos cento e trinta anos de luta pela independência.

http://www.algosobre.com.br/historia/administracao-colonial.html

Aos olhos do mundo, a Argélia parece uma nação nova. É o segundo maior país da África - um pouco menor que o Sudão - e um grande país, com uma história de mil anos. Os argelinos lembram isso ao mundo com o monumento localizado no alto da capital, Argel. É uma obra-prima da tecnologia moderna, simbolizando a nação e seu povo.

O islamismo é o único traço cultural comum em uma diversificada população de trinta milhões de habitantes. Os antigos habitantes da região eram chamados "amazich" ou "homens livres". Essa palavra simboliza também o desejo de liberdade cultivado pela Argélia durante séculos.

O país ocupa parte do território do antigo reino da Numídia. Seu rei Massinissa ficou famoso por sua frase "a África para os africanos". O neto de Massinissa, o rei Jughurtha, lutou heroicamente contra o Império Romano. Os sóis simbolizam os algerianos de hoje, que devem sua liberdade aos oito anos de luta sangrenta contra uma das grandes potências militares da época, o exército francês. A guerra foi de 1954 a 1962, pondo fim a cento e trinta anos de ocupação colonial.

Tudo começou no palácio do Rei de Argel. Em 30 de abril de 1827, o rei Hussein estapeou o cônsul francês com um abanador de mosca. Esse incidente, seguido do fogo ateado a um navio francês, em 1829, seria pretexto para a conquista francesa da Argélia.

O porto de Argel foi bloqueado e ocupado pelas tropas francesas. As primeiras tropas chegaram em Sidi-Ferruch em junho de 1830. Argel capitulou no mês seguinte, mas os movimentos de resistência contra a França duraram décadas. Um dos principais heróis da resistência foi o emir Abd El Kader, que lutou com sucesso durante quinze anos. Como as tropas inimigas eram mais numerosas, ele acabou se rendendo. Depois de anos em prisões francesas, voltou a viver na Argélia, sendo um exemplo para os argelinos.

Durante a ocupação, os franceses enfrentaram constantes períodos de rebelião, em geral violentas. Os franceses controlavam as leis, a forma de governo, a educação e as instituições sociais. Os argelinos viviam como cidadãos de segunda classe. No período colonial havia uma forma de apartheid, em que quase um milhão de habitantes de origem européia tinha mais direitos legais que os dez milhões de argelinos muçulmanos. As várias promessas quebradas finalmente suscitaram a revolução que germinava há anos.

A guerra começou em primeiro de novembro de 1954, com uma insurreição liderada por um pequeno grupo que criou a Frente de Libertação Nacional, a FLN. Em dois anos, a FLN já controlava dois terços da população muçulmana. Após oito anos de uma guerra sangrenta, a Argélia finalmente conseguiu a independência.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/internacionais/argelia.htm


Os primeiros assaltos proletários em abril de 2001 em Cabila
Em 18 de abril de 2001, explodiram os primeiros distúrbios em Beni-Douala (região de Tizi-Ouzou, na Grande Cabila, 100 km a leste de Argel), depois do assassinato de um jovem estudante como conseqüência da repressão da polícia. Segundo a versão oficial, o estudante foi morto "por uma rajada de metralhadora, disparada acidentalmente por um agente".

Nos dias seguintes, "os distúrbios se estendem a muitos povoados de Cabila, causando dezenas de feridos e importantes danos materiais". (1) "A manifestação de protesto contra o espancamento e prisão de 3 estudantes onde se gritavam palavras de ordem hostis ao poder de Amizour, explodiu em confrontos que se estenderam a toda a região denominada Pequena Cabila". (2)

No sábado, 21 de abril, já "são centenas, muito jovens, freqüentemente estudantes secundaristas, os que manifestavam sua raiva lançando pneus queimando, pedras e coquetéis molotov contra as delegacias de polícia sitiadas de Beno-Douala, El-Kseur e Amizour". (3)

No domingo 22, em Amizour, apesar dos apelos à calma lançados pelas famílias das vítimas e os dirigentes da FFS (Frente das Forças Socialistas, atualmente partido de oposição), "os manifestantes atacam a brigada à pedradas, incendeiam dois veículos da delegacia, assim como a sede da daira [´subprefeitura´] e as dependências do estado no município, e saqueiam os tribunais." (4)

Imagem: http://coromandal.files.wordpress.com/2009/09/albert_camus.jpg

Sem comentários: