sexta-feira, 1 de maio de 2009

Factos da gripe A 30Abr09


Porque não usam máscaras? "Porque a porosidade que têm permitem facilmente a passagem das partículas, e porque ademais é muito pouco viável que o vírus possa transmitir-se pelo ar sem estar em contacto com nenhuma superfície".
Dr Lezana (o director geral do Centro Nacional de Vigilância Epidemiológica e Controlo de Enfermidades do México), explica então que o vírus só é capaz de viver no ar uma questão de segundos, mas que onde se fortalece é sobre os objectos. "Se eu tenho o vírus e espirro sobre o gravador, o vírus pode permanecer aí 24 e incluso 48 horas. Se você logo lhe toca e leva as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos, pode-se contagiar. Por isso o importante é lavar muito as mãos, limpar muito os objectos que outras pessoas tocaram".
EL PAÍS

Uma característica que mostra a epidemia é que parece afectar mais a pessoas jovens, quando o normal é que as gripes afectem a meninos e pessoas maiores ao terem as defesas mais baixas. "Não se sabe ainda porque é que isto acontece.", assinala Ortín, "mas isto também se passou com a gripe de 1918 e até ao momento não se conhece a razão. É um dado que há que ter em conta, mas há que esperar". EL PAÍS

Equador, é o primeiro país a declarar o estado de emergência por causa da gripe suína.
O presidente Correa tomou a decisão apesar de que não há suspeitas de contágio nesse país.
O estado de emergência, segundo a Constituição equatoriana reformada em 2008, autoriza o presidente a suspender ou a limitar a inviolabilidade do domicílio e da correspondência, e a liberdade de transitar, e de reunião de informação. Ademais, habilita o Poder Executivo do Equador a arrecadar os impostos de maneira antecipada, mudar a aplicação dos fundos públicos, trasladar a sede do Governo, censurar a imprensa – ainda com estreita sujeição aos motivos do estado de emergência e à segurança do Estado –, entre outras medidas.
EL MUNDO

29.04.2009 - 22h09 - João, Palmela
Já estamos em nível 5... é incrível a capacidade do virus se espalhar pelo Mundo. Entretanto, saem novas notícias a dizer que a linha de Saude24 já está com dificuldades em lidar com o montão de pessoas a ligar: 800 e mais que muitas chamadas não são atendidas - a população fica desnorteada. O que fazer?! Comprar umas máscaras nas lojas dos chineses?! Ou tentar descobrir as reservas de medicamentos do Ministrério da Saúde que nos garante (será...?) que ainda se encontram no prazo de validade, sendo que estamos em 2009 e em 2005 foram compradas as reservas? Ficam as perguntas; vêm as respostas e certezas (segundo dizem) de que não há nada em Portugal... Inacreditável: a gripe suína não se dá bem no nosso país... É a vida!
Público última hora

29.04.2009 - 22h00 - Presi dente Bu sh, Casa Blanca
A pergunta que ninguem ainda fez: A gripe suina eh natural ou eh um TESTE BETA para um ataque biologico??
Público última hora

No caso da gripe mexicana, a agência de rating Moody’s, numa recente nota, indica a possibilidade de um custo de 1.4 milhões de vidas e uma redução de 0.8% do produto global, ou seja, cerca de 330 mil milhões de dólares.
Jornal de Negócios

O facto é que um agravamento forte do mapa da gripe poderá fazer ressurgir as medidas proteccionistas que acabaram por ficar na gaveta durante o pior da crise económica e financeira.
Jornal de Negócios


Sem comentários: