sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vicente Pinto de Andrade. A força da palavra


Um cristão não se deve calar perante as arbitrariedades, a corrupção e os abusos de poder.

  

ANGOLENSE

 «Essa actividade incluía, também, a presença de músicos, a exibição de uma peça de teatro, uma exposição proporcionada pelas Irmãs Paulinas, e deveria ter lugar no dia 29 de Julho, num largo do Futungo II. Foram mobilizados vários apoios, incluindo da administração comunal, da JMPLA, e garantida a protecção da polícia local.

 

Depois de tudo preparado, e momentos antes da realização do encontro, “alguém” interveio, dizendo que a actividade não deveria ter lugar. Primeiro, porque iriam aparecer, durante o encontro, cidadãos com camisolas da UNITA; depois, havia a presença no grupo de prelectores, de uma pessoa que não conviria aparecer em público. Temendo que a realização do encontro pudesse gerar problemas, os jovens suspenderam a actividade. Foi um momento de frustração para os organizadores, tendo alguns deles transformado a sua ira em choro.

 

Há forças políticas que, depois da conquista do poder político, obtida através de eleições livres e justas, instauram ou procuram instaurar regimes totalitários. Fazem-no, invocando a legitimidade adquirida nas urnas. Adolfo Hitler conquistou o poder na Alemanha dos anos 30 do século passado, sufragado pelo voto popular. Nos nossos dias, alguns regimes políticos, recentemente instalados pelo mundo fora, estão a ganhar contornos totalitários, apesar de terem surgido, na base de eleições consideradas “geralmente” livres e justas.

 

O risco de regressão democrática é sempre uma possibilidade, em qualquer país. Em certos momentos, é uma probabilidade. Esta é a razão que me leva a estar preocupado com o regresso da tentação totalitária no nosso País. A vinda do Papa Bento XVI foi um bálsamo para o nosso Povo. O Santo Padre retomou, nas suas intervenções, os discursos proferidos nos Camarões, dizendo-nos que um cristão não se deve calar perante as arbitrariedades, a corrupção e os abusos de poder.

 

Não se calou, nem nos apelou ao silêncio. Fez como Jesus Cristo, que usou o verbo, que utilizou a palavra, para nos dizer que a nossa redenção, a nossa salvação, começa pelo Verbo, pela Palavra.»

 

Vicente Pinto de Andrade é professor universitário e candidato presidencial nas eleições de Angola.

 

In Angolense nº 525 de 28 de Março a 04 de Abril de 2009

 

Sem comentários: