segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exportação de algodão rende 41 milhões de dólares em 2011

 
 
Maputo (Canalmoz) - A exportação de algodão rendeu aos cofres do Estado moçambicano 41 milhões de dólares americanos  o ano passado. Os 41 milhões de dólares, de acordo com o director do Instituto de Algodão de Moçambique (IAM), Norberto Mahalambe, são o resultado da exportação de 71 mil toneladas durante o período em referência.
O valor acima referido, ainda de acordo com o director do IAM, representa um incremento de 14 milhões, comparativamente à receita do ano anterior, em que a comercialização do chamado “ouro branco” rendeu aos cofres do Estado moçambicano 27 milhões de dólares americanos.
Os “bons preços” praticados no mercado internacional são apontados por Norberto Mahalambe como a principal razão para o incremento das receitas de exportação de algodão durante o ano passado.
Para além dos “bons preços”, o incremento das recitas registado o ano passado no país, de acordo com Mahalambe, está aliado ao aumento de produção desta cultura de rendimento nos últimos dois anos em que o Estado tem estado a fazer a provisão de melhores sementes para os produtores, uma assistência técnica reforçada, não somente pelos técnicos das empresas fomentadoras, mas, sobretudo, porque neste período o IAM reassumiu o seu papel de fazer, junto com as empresas, o seu fomento, colocando os seus técnicos em todos os distritos.
“Temos acções específicas de carácter inovativo como, por exemplo: a promoção de produtores avançados, que é um grupo de agricultores que, diferentemente da maioria daqueles que caracterizam o sector nos últimos dez anos, com uma área média de 0,6 a 0,7 hectare por família e eles têm áreas acima de dez hectares”, sublinha Norberto Mahalambe.
Refere que para este ano o IAM prevê que os agricultores incrementem em14 mil toneladas a produção do algodão. Na última época (2011) atingiram 71 mil toneladas. Este ano pretende-se que sejam produzidas 85 mil toneladas. (Raimundo Moiane)
Imagem: Maputo, Moçambique, 28 Nov – A exportação de algodão de Moçambique para a ...
macauhub.com.mo

Sem comentários: