terça-feira, 23 de setembro de 2008

Angola, a outra invasão silenciosa (I)


Emigração.......Ex colónias
É impressão minha, ou cada vez mais portugas estão a partir para África, mais concretamente Angola?!
Já tinha conhecimento de algum pessoal que emigrou/pensa emigrar para Angola, mas agora conheço mais um que vai montar lá uma empresa de venda de vinhos!
Será lá o nosso futuro??????????;);););););););)

são supostamente países em desenvolvimento, com mercados por explorar, e com falta de capital humano qualificado...

Nao tenhas duvidas que o futuro passa por la..

Tenho um amigo que todos os dias me enche a cabeça para ir para Angola.

Não há dúvida que as oportunidades estão por lá.

Para abrir uma empresa por lá precisam obrigatóriamente de ter um sócio Angolano (salvo rarissimas excepções).

Existem muitas oportunidades, mas como já disseram "têm de ter estofo" para aceitar muita coisa.

Moçambique segundo me disseram é um pouco diferente para melhor.

Conheço uma pessoa que embarcou para lá no Domingo. Vai ganhar bem mas parece-me que é arriscado.

O meu irmão por vezes vai lá em trabalho, e não sai à rua sem ser acompanhado de seguranças. Em Luanda a insegurança é muita e os níveis de corrupção estão nos pincaros.

Penso que dentro de dois anos no máximo por lá estarei também!

Tb ja fui convidado para ir trabalhar para Angola !

A razão desse movimento migratório foi bem explicada pelo Luis Capelo.

Pagam bem por lá?
Aquilo ando calminho agora?
Se sim até k nem me importava de basar daqu

nunca deveriam ter saído de lá.

e nao isto nao é uma expressao a la antigo regime. O que pretendo dizer é que mesmo com a independência das ex-colónias as pessoas que quisessem deveriam ter tido a oportunidade de ficar por lá. Mantendo a suas vidas com algumas mudanças claro, tinha sido o melhor para todos. Infelizmente a história de guerra civil e tal nao o permitiu. Agora com estabilidade é natural que exista um re-retorno....

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

As informações que tenho, é que aquilo é para gajos de barba rija...

Tenho um amigo meu que trabalha numa Consultoria Internacional, vai lá de vez em quando, está no melhor Hotel de Luanda, come nos melhores Restaurantes, anda sempre rodeado de Seguranças, e não coloca um pé na rua para dar um passeio.

Quem quiser montar lá um negócio, tem que saber que a corrupção é imensa e abranje todos os sectores da sociedade angolana.

O melhor é arranjar um 'parceiro' local, ligado à numenclatura do regime e ter estômago para as actividades que se irão passar a seguir.

na mouche, se bem que isso de rodeado de seguranças e tal....

depois de ver a quantidade de portugueses assinados na áfrica do sul pensava duas vezes antes de emigrar para as ex-colonias. Eles irão sempre ver os portugueses como os colonizadores. Se montarmos lá um negocio, eles veêm sempre que o homem branco está a usurpar a riqueza deles.

Vejam o que aconteceu com o Zimbabwe. Quando o Mugabe privatizou uma serie de quintas exploradas por brancos, com a desculpa que eles deviam dividir a riqueza das quintas com os restantes habitantes, em pouco tempo eles deram cabo das quintas e agora andam a pedir ajuda humanitária porque não tem comida.

psantos,

O que se passa no Zimbabwe não é o melhor exemplo para Angola, apesar de estares correcto na tua análise.

Por causa disso, eu nunca aconselharia ninguém a dedicar-se à agricultura na sua forma tradicional (posse da terra), pois será sempre um sector a ser reinvidicado pelos nativos.

Outra activoidade de risco é o de mussequeiro, ou seja, ter um negócio no meio dos nativos.

Aquilo é ainda complicado.

A corrupção é muita e as máfias dominam muitos sectores.

Sem comentários: