sábado, 27 de setembro de 2008

Mistérios da medicina. Casos inexplicáveis

No livro "Milagres que a Medicina Não Contou", Roque Savioli conta 12 casos que ele considera milagres. Entre eles, o médico destaca pelo menos dois que lhe chamaram muito a atenção. Certo dia, ele e a mulher estavam caminhando pelo Parque Ibirapuera quando, de repente, um ciclista passou por eles fazendo ruídos estranhos. De repente, conta o médico, ele bateu na guia, caiu e começou a ter uma crise convulsiva. "Atendi o rapaz, cujo coração chegou a parar porque sua musculatura contraiu muito e ele não conseguia respirar. Ele teve uma parada cardíaca".

Savioli, por incrível que pareça, é especialista em atendimentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Não foi sorte nem coincidência e sim a providência de Deus eu estar passando ali naquele momento". Segundo o médico, sem os procedimentos imediatos seria difícil que o homem escapasse com vida.

Outro caso que chama a atenção diz respeito a um morador da cidade de Teófilo Otoni (Minas Gerais). Ele procurou o Incor para submeter o filho a uma cirurgia no coração. Aleatoriamente, o paciente foi consultado por Savioli. Mesmo saudável, já que estava no hospital, o mineiro aproveitou para fazer exames de check-up. "Descobrimos que ele tinha uma lesão grave nas coronárias e precisou ficar internado para ser operado", conta. Todas as vezes que o médico marcava a cirurgia, o paciente tinha febre, o que se repetiu durante duas semanas. E justamente no dia em que ele pôde ser operado, no momento em que o cirurgião abriu o tórax para o procedimento, a aorta, a artéria mais importante do coração, rompeu no rosto do médico.

"Se isso tivesse acontecido minutos antes, o paciente teria morrido. Ou seja, aconteceu no momento em que o médico estava com todos os recursos na mão. E o mais curioso, o cirurgião que estava operando é um dos maiores especialistas em aneurisma de aorta no Brasil. Isso para mim é que é um milagre", ressalta Savioli.

http://www.roquesavioli.com.br/reportagens/diarioweb.htm

Sem comentários: