sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Quinhentos anos de solidão




O autoritarismo Negro é a ditadura mais feroz.
Um governo de generais e para generais… é tudo deles!

O banco Millennium Angola rouba terrenos, A Teixeira Duarte SA, também, o general Led, logístico da Presidência da Republica de Angola, idem, os brasileiros racistas roubam postos de trabalho… tudo e todos a roubarem.

Os generais são empresários, comerciantes, construtores civis, petrolíferos, diamantíferos, biscateiros… estão em todas. Mas, têm um problema: no dizer de Kundy Payhama, Ministro da Defesa de Angola… «é difícil encontrar um general que consiga ler vinte páginas de um livro».

O general Led tem prédios construídos anarquicamente por toda a cidade de Luanda. Não respeita nada nem ninguém, porque é logístico da Presidência da República de Angola. Onde conseguiu biliões de dólares para tanta destruição? Porque é logístico da Presidência da República de Angola. O general Led, não está a construir… está a destruir a cidade de Luanda. E pelo que se vê tem direito de vida e morte sobre qualquer cidadão. Porque ameaça quem quer que seja com tal á vontade, e impunidade. Edificou faz pouco tempo duas habitações vastas com piscina nas traseiras da Igreja Adventista, junto ao Zé Pirão, em Luanda. E agora derrubou-as e vai construir mais dois hotéis. Cada general é uma lei, como o tempo dos coronéis no Brasil.

Depois da outra vez hegemonia do Mpla, caminhamos por caminhos tão ínvios, tão incertos… regressamos ao início, retrocedemos quinhentos anos. Paulo Dias de Novais chegou, outra vez acostou. As naus colonialistas embandeiram, e nos espadeiram. Outra vez temos que recomeçar a Luta de Libertação Nacional a partir do zero.
Então não é?! Não conseguimos acabar com a epidemia da cólera! Somos eternos falhados, complexados.

Depois de mais de quinhentos anos de solidão, quinhentos anos de lutas,
de histórias para um poder que quando cair não deixará rastos. Não será lembrado, porque tudo foi falseado.

Enterrei, enferrujei o meu punhal! Com o sangue útil e inútil dos inocentes e culpados. Cedo, ou tarde?! Verifiquei que os inocentes eram muitos e culpados sempre meia dúzia Os quinhentos anos acabaram (não há mal que sempre dure). De modos que, atirei o meu punhal para as poucas profundezas do rio Kwanza.

Depois vieram mais trinta anos. Não me foi difícil encontrar o punhal no local pouco profundo do rio Kwanza. Lá estava ele, outra vez à espera. Tirei-lhe a ferrugem com um bom óleo. O Penetrol da nossa estatal Sonangol. Ficou como novo a brilhar ao sol

O meu punhal… neste tempo cansei-me… de apunhalar tantos culpados. Porque não existiam inocentes! Nas ditaduras culpam-se todos. Os amigos e amigas, os pais, os irmãos e irmãs. A família… todas as famílias.

Todos foram apunhalados, pelo meu punhal cheio de ódio. Que até agora não sei donde saiu tanto ódio. O meu punhal destruiu para sempre a Família Angolana. De modos que, o atirei para sempre no local mais profundo do rio Kwanza que só eu conheço. E nunca mais se utilizará, porque onde está, um poderoso feitiço está com ele. Ai de quem o retirar!
O Reino vai acabar!

Depois de quinhentos anos, mais trinta e ainda mais trinta (?!) O Rei achou o punhal… utilizou o sistema GPS.

Com o Penetrol da nossa estatal Sonangol. É isso! Desvendou o feitiço do punhal.

Gil Gonçalves

Rebeldes nigerianos afirmam ter destruído importante oleoduto
Agência AFP
LAGOS - A principal guerrilha do sul da Nigéria afirmou ter destruído nesta quarta-feira um importante oleoduto, em mais um ataque de uma série de atentados executados nos últimos dias contra instalações petroleiras.

- Um oleoduto muito importante que acreditamos possa pertencer a Agip e Shell foi dinamitado, nesta quarta-feira, em Rumuekpe, no estado de Rivers- afirma o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) em um comunicado.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/09/17/e170914165.html

Devido à subida dos preços dos alimentos
FAO: mais de 900 milhões de pessoas sofrem de fome no mundo
17.09.2008 - 12h22 AFP
O número de pessoas que sofrem de fome no mundo passou de 850 milhões para 925 milhões no ano passado, devido à subida dos preços dos alimentos, anunciou hoje em Roma o director-geral da agência da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf.
Público última hora

Sem comentários: