quarta-feira, 12 de novembro de 2008

E de glória me glorifiquei quando a Aretha santifiquei


A revista Rolling Stone elegeu a norte-americana Aretha Franklin como a melhor cantora de todos os tempos. A votação foi feita por 179 músicos e produtores que escolheram as 100 vozes mais influentes de sempre.
In
http://diario.iol.pt/musica/aretha-franklin-100-melhores-cantores-lista-rolling-stone-votacao-cantores/1012385-4060.html


E de glória me glorifiquei quando a Aretha santifiquei
E no seu halo me cantou. Espiritualizou o reino
Da Rainha da minha alma. Não canta para nós
Encanta Deus
Ela transferiu-me a dimensão da Paixão do esconderijo evangélico
Quando enfrentamos problemas, redobremos
Cantemos, cantemos

Os governantes não correspondem aos povos
Queremos uma resposta, não duvidamos da aposta
Na intolerância da fome. Governar é esfomear
E os espirituais são uma Aretha de alerta

As vozes tão celestiais, tão, tão… espiritualmente Negras
Deus ofereceu a distinção negra à melodiosa Negra
Com voz tão imortalizada, tão celeste
Se essa voz é o Céu, quero ir já para lá
Há dois Céus: um do Senhor, outro da Aretha
Gosto de ambos

Aretha segredou-me o porquê do sorrir, do estender do seu dedo:
«Indico o bom caminho da Redenção. Só há um Deus
no Caminho do abrir um sorriso no meu dedo»
Embeveci-me, acho que me clarifiquei muito bem:
«Aretha! É fácil apontar para a degradação moral e social
Mas o nosso olhar rebaixa-se perante quem governa tão mal»

Experimentámos um barco pacífico a remos e remámos
No lago de águas remadas, acalmadas, aclamadas
E o Senhor evangelizou as águas angélicas. Pregou aos jasmins
E as águas muito suavemente agitaram-se
Intensamente penetradas, perfumadas. E revelaram-se
E possuíram todo o vivente. E todos rejubilaram
Deus existe sim senhor! Revelou-se

Aretha Franklin, encomenda do hino da festa especial de Deus
O Mestre das Estátuas deu-lhe som e tom, esculturou-a Universal

Gil Gonçalves

Sem comentários: