sábado, 22 de novembro de 2008

Os Papas. Papa Alexandre I, o Santo Alexandre (107 - 115)


Papa católico (107-115) nascido em Roma, o quinto depois de Pedro, sucedendo Evaristo, cujo principal legado foi ter instituído o uso de água benta em casa para aspersão. Apesar de apenas 30 anos de idade, era um homem de extrema firmeza de personalidade e exercia já grande influência sobre as pessoas, pela sua extrema piedade e reconhecida santidade, e foi o responsável pela conversão de centenas de pessoas, muitos senadores e grande parte da nobreza romana, dentre os quais um prefeito de nome Hermes e de seus entes.

Durante seu pontificado, estabeleceu que durante a celebração da Eucaristia fosse usado na consagração, pão sem fermento, e também decretou que antes da consagração do cálice com vinho, este fosse misturado a um pouco de água, significando a união de Cristo com sua Igreja. Pronunciou a excomunhão contra todos os que impedissem aos legados apostólicos de cumprirem as ordens do Sumo Pontífice.

Consagrou cinco bispos, presbíteros e diáconos e escreveu três epístolas, conhecidas como O primeiro tomo dos Concílios, com decretos e ordens, a bênção da água com sal em cerimônias que até hoje a Igreja celebra. Sua atuação acabou culminando na sua prisão, por força de mandado expedido pelo governador Aureliano. Trancafiado na cadeia, conta-se que fez grandes milagres. Levado a sua presença por Hermes, após sua filha ser curada de grave enfermidade com o toque das algemas do Santo, o tribuno Quirino, também converteu-se ao cristianismo, com sua filha e todos os prisioneiros que estavam no cárcere.

Com esta notícia, Aureliano enfureceu-se e ordenou que os carrascos martirizassem o santo papa. Ele foi arrastado por um cavalo, chicoteado, ferido com cortantes e queimado com chamas até a morte. Seus seguidores também sofreram os mesmos tormentos. Infelizmente, como grande parte de seus contemporâneos cristãos, morreu decapitado sob o reinado de Trajano, imperador romano que procurou substituir o culto a Deus pelo culto ao imperador e a si próprio.

O sexto Papa da Igreja deixou para a Igreja, uma bela herança de valiosas normas canônicas e de testemunho cristão em grau elevadíssimo. Foi o sexto a tombar em defesa da fé, foi canonizado, e é um dos santos comemorados no dia 3 de maio.

Figura copiada de página da COMMONS WIKIMEDIA.ORG:
http://commons.wikimedia.org/
Imagem http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Pope_Alexander_I.jpg

Sem comentários: