quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Evita as pessoas barulhentas e agressivas


Evita as pessoas barulhentas e agressivas

Força na canjica!

07.09.2008 - 17h15 - José Manuel Rodrigues, Lisboa
Em 1958, nas eleições presidenciais, foram denunciados pelos democratas: os «cortes nos cadernos eleitorais, eliminando muitos cidadãos entre os mais qualificados»; «urnas levadas para fora da sala em que decorria a votação, sem terem sido seladas»; a «expulsão dos observadores da oposição das assembleias de voto, que pretendiam fiscalizar». Agora, pelo menos em Luanda, não existiram cadernos eleitorais, não foram credenciados observadores dos partidos, as urnas desapareceram por largo tempo. E tudo passou a ser normal. Não influenciando a votação. Qual o motivo que leva a considerar anormais tais práticas nuns países e a considerá-las normais noutros, só porque se trata de pretos e têm petróleo? Deus nos livre de tais democratas.
In
Público última hora

Vai serenamente por entre a agitação e a pressa e lembra-te da paz que pode haver no silêncio. Sem seres subserviente, mantem-te tanto quanto possível em boas relações com todos. Diz a tua verdade calma e claramente e escuta com atenção os outros, mesmo que menos dotados e ignorantes, também eles têm a sua história. Evita as pessoas barulhentas e agressivas; são mortificações para o espírito.

Se te comparas com os outros podes tornar-te presunçoso e melancólico porque haverá sempre pessoas superiores e inferiores a ti. Apraz-te com as tuas realizações tanto como com os teus planos. Põe todo o interesse na tua carreira, ainda que ela seja humilde; é um bem real nos destinos mutáveis do tempo. Usa de prudência nos teus negócios porque o mundo está cheio de astúcia; mas que isto não te cegue a ponto de não veres virtude onde ela existe; muitas pessoas lutam por altos ideiais e em todo o lado a vida está cheia de heroísmo.

Sê fiel a ti mesmo. Sobretudo não simules afeição nem sejas cínico em relação ao amor porque em face da aridez e do desencanto, ele é perene como a relva. Toma amávelmente o conselho dos mais idosos, renunciando com graciosidade às ideias da juventude. Educa a fortaleza de espírito para que te salvaguarde numa inesperada desdita. Mas não te atormentes com fantasias . Muitos receios surgem da fadiga e da solidão.

Para além, de uma disciplina salutar, sê gentil contigo mesmo. Tu és um filho do universo, e tal como as árvores e as estrelas, tens o direito de o habitares. E quer isto seja ou não claro para ti, sem dúvida que o universo é-te disto revelador. Portanto vive em paz com Deus seja qual for a ideia que dele tiveres. E quaisquer que sejam as tuas lutas e aspirações, na ruidosa confusão da vida, conserva-te em paz com a tua alma.

Com toda a sua falsidade, escravidão e sonhos desfeitos o mundo é ainda maravilhoso. Luta para seres feliz.

1927-Max Ehrmann. Renewead 1954 Berta K. Ehrmann
Composto, arranjado e conduzido por: Fred Werner
Produção de Fred Werner e Les Crane
Tradução livre de Maria Luiza Peixoto
























2 comentários:

Anónimo disse...

Pois È.

Bruxelas Proibe Todas As Operadoras Aéreas
De Angola A Voar Na Europa

Aprendam...

Anónimo disse...

Sim! É como o rei Leónidas e os seus 300 espartanos.