segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Os meus piores inimigos são os que me governam


Tribunus
… Investir em TGV, autoestradas, è um autentico disparate. O investimento publico, não trás valor acrescentado à população! È tudo maquinaria a executar este tipo de obra mais uns pretos, brasileiros e coisa parecida a morrerem nessas obras!...
In Diário Económico


Exaustam-me todos os dias dos que me governam as palavras:
«O nosso petróleo e diamantes»

A minha viagem reestruturou-se na opulência das negreiras cavernas das naus petrolíferas e diamantíferas. Apenas o chicote mudou … é escuro, tenebroso, crudelíssimo.

Ouvia o comovente embalar salgado da água agitada
Agora estou na escuridão da terra
Não construímos, destruímos Nações
Prometemos, ficamos, africamos, daí não passamos
Gloriosamente apreciamos o extinguir da chama
Libertadora que ateámos e desconhecemos mais
Como controlá-la

Apreciamos a luxúria do automóvel brilhante
Do fato e gravata Ocidental, ondulante. Fazemos uns internos discursos
E a Nação avança com ténues palavras perdidas
No vento desolador, na incomensurável paixão dos desígnios pessoais
Povo é uma só pessoa. Povo é um objecto de uso, de âmbito pessoal.

Os meus piores inimigos são os que me governam

No Continente Negro
O colonialismo e a escravidão continuam na cor diferente
O inferno da maldade dos homens iguala-se
A cor mudou, os colonialistas não

Receio andar nas ruas, a minha África está a criminalizar-me
Praticamos a nossa autodestruição

Gil Gonçalves


Sem comentários: