domingo, 30 de novembro de 2008

Os Papas. Sisto I


Millennium Bcp, paguem o que roubaram!

A Igreja comemora no dia 06 de Abril a festa do Papa São Xisto I, sucessor de Santo Alexandre. São Xisto era natural de Roma e nasceu no seio da família Elvidia. Foi elevado ao trono pontifício em 155 e permaneceu governando a Igreja durante o reinado do imperador Adriano e de Antônio Pio. Seguiu as obras implementadas e também idealizadas por seus predecessores, dando perfeita continuidade aos temas que tratavam da organização e estrutura eclesiástica.

Instituiu, dentre diversas outras normas canônicas, que o bispo, antes de tomar posse em sua sede episcopal, devia exibir uma carta de apresentação ao Pontífice. Regulamentou também alguns ritos da celebração da Eucaristia, prescrevendo que o véu do cálice fosse feito de linho e que tanto o cálice como todos os paramentos sagrados, fossem tocados somente pelos sacerdotes.

A ele também se atribuem a introdução do tríplice canto do Sanctus (Santo) na missa e das cartas apócrifas que tratam da doutrina da Santíssima Trindade e do Primado da Igreja de Roma.

Seu governo ficou marcado pelas medidas enérgicas que tomou contra a seita dos gnósticos. A seita gnóstica define-se como seita filosófica surgida nos primeiros séculos da nossa era e diversificada em numerosos segmentos e que visava a conciliar todas as religiões e a explicar-lhes o sentido mais profundo por meio da gnose. Xisto I combateu com veemência as doutrinas maléficas do gnosticismo, ou seja, a emanação, a queda, a redenção e a mediação, que seriam exercidas por inúmeras potências celestes, entre a divindade e os homens, que feriam todos os princípios básicos da sã doutrina e os fundamentos da religião de Cristo.

Enviou o bispo Peregrino às Gálias para evangelizar algumas zonas que não haviam sido suficientemente tocadas pela civilização romana.

Alguns detalhes do fim de seu pontificado são nebulosos, mas em 125, é bem provável que também tenha recebido a coroa do martírio. Seu corpo foi enterrado ao lado de São Pedro, mas posteriormente, o Papa Inocêncio II (1130 – 1143) permitiu que suas relíquias fossem transladadas para Acrópolis, onde permanecem até hoje.


Reflexões:

Pela breve história de São Xisto I, constatamos que a Igreja primitiva atravessou sérios desafios diante de novas doutrinas que objectivavam atentar contra a Santa Igreja. A seita dos gnósticos e sua sutil pregação, visava filosoficamente confundir nossos primeiros cristãos, com eloqüentes pensamentos manifestadamente hereges, o que foi resolutamente combatido pelo Santo Padre.

Xisto I, deixou estabelecido o grande respeito que se deve ter pelas coisas sacras, aperfeiçoando e dando forma canônica aos ritos litúrgicos. Preocupou-se zelosamente tanto para imprimir nos fiéis o respeito pelas coisas sagradas, como para afastá-los de outras doutrinas, destinadas a espalhar o veneno do erro junto ao rebanho católico.

Peçamos a Deus que nos dê muito discernimento, a fim de nos afastarmos do grande turbilhão, da grande confusão disseminada no mundo atual. É muito fácil ser arrastado ao caminho da perdição, quem não se agarra à oração e aos mandamentos da Religião de Cristo.

In http://www.paginaoriente.com/santos/xistoi0604papa.htm

Sem comentários: