segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Uma coisa é impossível nos roubarem…a fome

Há trinta e três anos que o MPLA nos coloniza, nos entristece muito, porque nos rouba os sonhos e vende-os aos neocolonizadores.

O ambiente que vivemos é outra vez perfeitamente colonial. Temos que insistir na nossa libertação. A nossa vida, os nossos destinos, são a luta eterna contra a opressão de um pequeno grupo Histórico, que teimosamente acha que tudo lhes pertence.
Gil Gonçalves

“A sociedade colonial compreende os estrangeiros de origem metropolitana, isto é, do país colonizador, os europeus ou de raça branca não-metropolitanos e os não europeus, geralmente de origem asiática, os coloured ou homens de cor. Os grupos não desempenham o mesmo papel na colônia mas cada um deles tem preeminência sobre os autóctones. O de origem metropolitana é o mais ativo, pois cabe a ele a função de dominar política, econômica e espiritualmente.

Suas atribuições podem ser classificadas da seguinte maneira: a administração dirige a colônia segundo a política colonial; as companhias comerciais e industriais assumem a exploração da produção, afim de organizar os lucros em benefício da metrópole, processo chamado de pilhagem da sociedade dominada; por fim, as missões cristãs, encarregadas da educação dos colonizados, da conversão de suas almas e de seu encaminhamento progressivo ao universo do dominador. Os brancos não metropolitanos e os asiáticos (coloured) dedicam-se a atividades comerciais intermediárias.” (MUNANGA, 1988: 10-11)

In
http://www.espacoacademico.com.br/013/13cpraxedes.htm

Ó querida! Será sempre bem-vinda nesta jangada do amor.
E assim o MPLA acaba de renovar o mesmo projecto de neocolonização à Nação.

Vieram redescobrir as riquezas, o cheiro da vida do solo
Depois da Gonduana chuva caída
E do meu grito de vitória da águia
Ao pairar nas alturas, descer e caçar a presa

Sem amargura
No som silencioso, corrente da água do rio
Sombreado pelas ramagens verdes, esvoaçantes
Das aves, nas naves nidificadas. Depois ele desmatou

El Che chegou, foi-se, não me libertou

A minha amiga Condessa de Monte Cristo ensinou-me
Usa o sorriso da Mona Lisa e espera até conseguires reaver
Tudo o que nos hostilizaram
Roubaram, roubam-nos, assaltam-nos. Ficámos invisíveis, transparentes

Uma coisa é impossível nos roubarem…a fome

Gil Gonçalves

Sem comentários: