quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Há, abundantes idiotas


Não é necessário estudar muito para saber que há abundantes idiotas.

Américo Amorim mas, o que é que se faz com um povo analfabeto?

Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal. Não vê a miséria que o rodeia. O povo português libertou-se dos cravos, é pedinte. Para existir um homem mais rico num país mais pobre, é porque este homem roubou, vigarizou. Este homem é vergonhoso, inescrupuloso. Este homem é aberrante. Deve ser julgado e condenado.

Somos tão pequenos perante tanta imensidão. E no entanto, persistimos que somos gigantes, que somos os melhores. Duvidamos, não aceitamos as nossas origens. Só quase na hora da morte nos lembramos da inutilidade da nossa vida. Nessa hora, nesse momento, regressamos às nossas verdadeiras aspirações, mas é demasiado tarde. Queremos voltar, mas o regresso está eternamente adiado. Então durante uns minutos, uns segundos, lembramo-nos finalmente da vida. Vivemos para recordar uns ténues momentos antes de morrer. Isto é a verdadeira vida.

Tudo foi concebido para ser triste. Desde o mais microscópico, ao mais gigantesco, uma luta incessante pela sobrevivência no Universo acontece. Para obter energia, assim que a luz solar surge, é a corrida na procura de algo para comer. Vale tudo, porque as espécies animais, as estrelas, os planetas, as galáxias, perseguem o que lhes dá a vida. Uns lutam de dia, outros à noite. Vinte e quatro horas sem eternidade, a luta pela sobrevivência desperta, alerta.

E os vigaristas e os parasitas limpam as unhas, as garras, na espera triunfal dos direitos de autor dos que trabalham, dos que labutam. Sem intelecto, mas com muitas momices, sulcam, chafurdam voluptuosos nos pântanos que antes eram do Triunfo dos Porcos e agora deles se assenhorearam, convivem. Como disse Manuel Alegre. «Isto é uma volúpia pantanosa, e como não sou batráquio, prefiro tomar ar puro».
Gil Gonçalves

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Meu Caro,

Segundo os mais recentes dados, o homem mais rico de Portugal é o sócio de Isabel dos Santos, Américo Amorim.

Kandabdi