sábado, 30 de agosto de 2008

Os podres de ricos são ilícitos


Quando há muita pobreza, há sempre uns poucos podres de ricos. A explicação é muito simples: eles roubaram, sim! Se não roubassem não existiria tanto pobre. Os ricos não enriquecem sozinhos… enriquecem a roubar, a explorar os incautos e os analfabetos forçados. Idiotas ricos conluiados com governos que os apoiam. Governos dos pobres para entesourarem ricos.

Era quase meia-noite. Estava na varanda a assassinar o meu corpo com o fumo de um cigarro, a pensar como resolveria os problemas do dia seguinte. Tempo perdido, porque já não há ninguém que resolva problemas.

Na rua vejo uma mulher, que me parece a imagem da morte. Vai muito lenta. É baixa e forte de rosto jovem. O cabelo mal se vê porque está coberto de sujidade. Um pequeno xaile ajuda-a a cobrir as costas. Vê-se no peito uma camisola rasgada, e nas pernas o resto de uma saia. Os chinelos afastam-se dos pés, já não servem para andar.

Parece ter saído de uma vala comum, porque todo o aspecto exterior está banhado com terra. É a imagem adequada de quem não tem para onde ir. Como se fosse um espelho, onde todas as imagens desta sociedade nela se reflectem.

Esta é uma das mulheres poluídas pelos angolanos que tem mais de cem milhões de dólares petrolíferos e diamantíferos.
E-mail para aqui continuado, deportado e esperançado, denuncia que o banco Millennium ocupou metade das traseiras do prédio nº 109 da rua Rei Katyavala em Luanda, para construir mais uma filial. A Teixeira Duarte SA, SS é a executora da obra. As traseiras do prédio são condomínios que pertencem aos moradores. Como é que o banco Millennium e a Teixeira Duarte SA conseguiram ilegalmente roubar a parcela de terreno? Com tanto à vontade só pode ser alguém habitualmente ligado aos serviços da Presidência da República. Ou foi alguém do Governo da Província de Luanda que agora está a passar férias no Algarve?
Gil Gonçalves

Sem comentários: