sábado, 2 de agosto de 2008

Mistérios da Medicina. Bactéria assassina


Art. 1° - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza.
Art. 2° - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.
Art. 3° - A fim de que possa exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico deve ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.
Art. 4° - Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão.
Art. 5° - O médico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.
Art. 6° - O médico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefício do paciente. Jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano, ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.
Art. 7° - O médico deve exercer a profissão com ampla autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais a quem ele não deseje, salvo na ausência de outro médico, em casos de urgência, ou quando sua negativa possa trazer danos irreversíveis ao paciente.
Art. 8° - O médico não pode, em qualquer circunstância, ou sob qualquer pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, devendo evitar que quaisquer restrições ou imposições possam prejudicar a eficácia e correção de seu trabalho.
Art. 9° - A Medicina não pode, em qualquer circunstância, ou de qualquer forma, ser exercida como comércio.
Art. 10° - O trabalho do médico não pode ser explorado por terceiros com objetivos de lucro, finalidade política ou religiosa.
http://www.blogdoredondo.com/wp-ontent/uploads/2008/06/codigo_etica.doc

Biologia: Bactéria vira 'canibal' quando fica sem alimento, dizem pesquisadores da Espanha e EUA

A bactéria assassina escapa de ela própria ser morta pela toxina graças a uma 'bomba' que exporta o produto para fora dela

Ricardo Bonalume Neto escreve para a 'Folha de SP':

A bactéria Bacillus subtilis tem esse nome pela sua forma esguia, mas sua estratégia para sobrevivência nem sempre é sutil. Cientistas descobriram que esse bacilo se torna 'canibal' quando a comida escasseia.

Micróbios como esse podem sobreviver por muito tempo de modo inativo. Na ausência de nutrientes, o Bacillus subtilis passa por um processo de formação de um esporo, uma célula resistente que pode ficar dormente por vários anos.

Virar um esporo não é algo que a bactéria faça com muita vontade. A formação de um esporo demanda muita energia e leva várias horas.

'Se, durante esse período, os nutrientes se tornam de novo abundantes, as células esporulantes ficam em desvantagem em relação às células capazes de continuar o crescimento rapidamente', dizem José González-Pastor, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, e Errett Hobbs e Richard Losick, da Universidade Harvard, EUA.

Por isso, afirmam, o ideal para a bactéria é adiar a formação do esporo até o último momento possível, só quando está literalmente morrendo de fome.

A bactéria que começa o processo de esporular produz uma toxina. Esse agente tóxico, ao mesmo tempo em que bloqueia a esporulação em outras bactérias, também rompe as suas paredes celulares, liberando nutrientes que a 'canibal' ingere.

A bactéria assassina escapa de ela própria ser morta pela toxina graças a uma 'bomba' que exporta o produto para fora dela.
A descoberta é relatada na revista 'Science' (http://www.sciencemag.org), publicada nesta sexta-feira.
(Folha de SP, 20/6)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=10729

Sem comentários: