quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O regresso do colonialismo. Banco Millennium


A jovem senhora branca do banco Millennium, engenheira financeira recém-chegada de Portugal, veio das serras mais uma aldrabona, e não contente em roubar o terreno das traseiras do prédio, ainda ameaça: «esse tubo de água está aí a fazer o quê? O rés-do-chão do prédio é nosso, vou-lhes cortar a água. Depois vamos ver isso!». Eis aqui a origem tumultuosa, anti- colonialista da luta de libertação. É José Sócrates com o melhor da sua cooperação em Luanda… semeador de tumultos e de revoluções.

Angola tem apenas tês classes sociais. Especuladores imobiliários, especuladores financeiros e os petrofamintos. O banco Millennium claro, está nas duas classes principais: especuladores imobiliários e financeiros.

Email aqui recebido, denuncia que o banco Millennium ocupou metade das traseiras do prédio nº 109 da rua Rei Katyavala em Luanda, para construir mais uma filial. A Teixeira Duarte SA é a executora da obra. As traseiras do prédio são condomínios que pertencem aos moradores. Como é que o banco Millennium e a Teixeira Duarte SA conseguiram ilegalmente roubar a parcela de terreno? Com tanto à vontade só pode ser alguém habitualmente ligado aos serviços da Presidência da República. Ou foi alguém do Governo da Província de Luanda que agora está a passar férias no Algarve?

Já temos bancos estrangeiros a mais, já temos empresas estrangeiras a mais. Todos a fazerem os mesmos serviços. Como sobrevivem? Da especulação imobiliária. Do roubo dos terrenos aos camponeses. E falsa facturação assim estilada: «dez computadores, dez impressoras?! Não!.. põe na factura cinquenta computadores e cem impressoras»

São actividades que promovem os tumultos dos luandenses. Depois… os negros só fazem confusão… não dá para viver com eles… só sabem é roubar…
Quem coloniza angolanos, lhes rouba as terras, fatalmente se expõe à violência, ao roubo e ao chauvinismo. Isto chama-se SOBREVIVER ao colonialismo.

A jovem senhora branca recém-chegada de Portugal, engenheira financeira… mas são tantos e tantos portugueses que chegam… será uma invasão silenciosa? Resquícios, saudades do Império Colonial?

Não sei como conseguiram mas, o actual código genético português está uma merda! São poucos os que tem hábitos de leitura… logo é um povo geneticamente analfabeto adquirido. Mas ainda um povo de pedreiros, de trolhas, emigrantes escravos nos países da UE. E em Angola, fecundos de analfabetismo, vendem o que apenas têm: a arrogância do analfabeto colonialista.

E durante as eleições os empresários (?) portugueses juram que não abandonam Angola. Vão ficar!..
Se forem para Portugal lá não dá. Lá vive-se na miséria, Angola é que tá a dar! É que bate bem! Em Portugal não dá, lá faliram. Português perde todo o tempo a falar de futebol, também não sabe mais nada. Português já não gosta de trabalhar. Em Angola é fácil enriquecer, a ex/proclamada engorda do colono… os pretos são dóceis, atrasados, burros…

Entretanto o preço do petróleo baixa assustadoramente… vai parar nos cinquenta, setenta dólares o barril? Lá se vão os sonhos bancários, imobiliários, hipotecários.

Ai!.. Estes portugueses sempre com a psicopatia de descobrirem novos mundos, há muito descobertos.

Ó portugueses… Angola tem dono. O terreno que agora roubaram, mais dia, menos dia, regressará aos seus proprietários, aos seus legítimos donos abominavelmente espoliados.

Gil Gonçalves

Sem comentários: