segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Com a polémica dos vistos ainda não esclarecida. Angola manda novo embaixador a Moçambique


Maputo (Canalmoz) - Depois da polémica em relação aos vistos de jornalistas moçambicanos que foram invalidados e posteriormente humilhados no aeroporto de Luanda, sem razões e sem pedido de desculpas formais do Estado angolano até aqui, o Governo angolano indicou o novo embaixador. O governo de Moçambique continua até aqui sem esclarecer o país do que terá levado os dois cidadãos e jornalistas moçambicanos a serem humilhados em Luanda quando foram recambiados para Moçambique ainda que tivessem vistos.
Ontem, quinta-feira, o presidente da República, Armando Guebuza, recebeu a carta credencial do novo diplomata angolano, Isaías Villinga, em substituição a Garcia Bires, o tal que autorizou a emissão de vistos dos jornalistas moçambicanos, mas que foram recusados em Luanda e os jornalistas recambiados.
Depois da habitual cerimónia, o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse que o já crónico problema em relação à aquisição de vistos para Angola deve ser resolvido o mais breve possível porque, segundo disse, “é injustificável” para aquilo que são as relações entre os dois Estados.
A aquisição de vistos de Angola é um problema de barbas brancas. Nunca teve o tratamento devido entre as duas partes, com os angolanos a burocratizarem de forma injustificada o processo. Lembre-se que quando decorria o CAN em Angola quase todos os órgãos de informação da praça noticiaram que era um martírio adquirir um visto para Angola, em pleno período de paz naquele país irmão.
Recentemente jornalistas moçambicanos viram seus passaportes rasurados e invalidados e foram humilhantemente repatriados pelas autoridades de migração angolanas sem devida explicação e sem que até hoje haja uma explicação nem sequer um pedido de desculpas pelo tratamento dado a cidadãos de um País da SADC. As autoridades angolanas insistem arrogantemente no silêncio com a complacência estranha do Governo moçambicano que tudo indica está a tentar deixar passar o tempo para que o assunto fique sem ser esclarecido. Em suma o Governo moçambicano está a ceder à humilhação ignorando totalmente a auto-estima dos moçambicanos que tanto propala e que assim se demonstra que não passa de uma falácia.

É um dossier a tratar com novo embaixador

O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, disse que a polémica em relação aos vistos é um dos assuntos a ser trabalhado com o novo embaixador. “Temos um programa para o tratamento desta matéria”.
Chamado a comentar sobre a humilhação a que os jornalistas moçambicanos foram sujeitos pelas autoridades angolanas, Baloi não teve palavras a medir: “o episódio com os jornalistas veio evidenciar publicamente a existência deste problema de vistos, que não faz sentido” disse. “Ainda lá em Angola falei com o meu homólogo e o embaixador moçambicano movimentou-se no assunto”.
O diplomata moçambicano disse estar-se a trabalhar para resolver o problema na sua globalidade. “Não faz sentido que na esteira das relações entre Moçambique e Angola, tenhamos problemas precisamente em relação aos vistos”, concluiu Balói.(Matias Guente)

Sem comentários: