terça-feira, 27 de setembro de 2011

Angola: Trabalhadores no Namibe não recebem há 5 anos


Sindicatos pressionam para resolver caso de atraso salarial de mais de cinco anos dos trabalhadores do sector privado do ramo das pescas no município do Tombwa.

Por Armando Chicoca | Namibe
http://www.voanews.com/portuguese/news/09_26_11_Namibe_labour-130557878.html#.ToDIVkK3tb8.facebook

O secretário-geral da confederação sindical UNTA, Manuel Viagem, defendeu na província angolana do Namibe a necessidade urgente da solução do caso de atraso salarial de mais de cinco anos dos trabalhadores do sector privado do ramo das pescas no município do Tombwa.

Falando à “ Voz da América” aquele dirigente sindicalista angolano disse que as entidades patronais das referidas empresas não devem minimizar o caso.

Segundo ele é urgente declarar falidas as empresas para permitir que nos termos da lei vigente em Angola se possam dar passos seguros para pôr fim ao sofrimento dos trabalhadores que não recebem salários há mais de cinco anos.

O secretário-geral da UNTA disse ainda que o primado da lei é de cumprimento e respeito obrigatório por todos os cidadãos, independentemente da posição social, politica, cultural ou religiosa que cada um ocupa na sociedade.

Disse ainda que passos subsequentes devem ser observados depois da declaração de falência exigida as entidades patronais que mantêm cativos os trabalhadores sem salários por longos anos.

Quanto aos supostos desvios do imposto de segurança social nas empresas do sector privado de pescas no município do Tombwa, o sindicalista considerou as alegações como graves pelo facto de colocarem em risco a dignidade da pessoa humana em idade de reforma.

Ouça a reportagem do Armando Chicoca.

Sem comentários: