quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Regime criticado por tentativa de envenenamento a detidos


Lisboa – Uma suposta “ordem superior” que se faz sentir na Cadeia de Caboxa, na província do Bengo, onde foram transferido parte dos estudantes condenados por participaram na manifestação do dia 3 de Setembro, esta a ser encarada no seio do Bloco Democrático com reservas de que as autoridades os queiram partir para uma tentativa de envenenamento.

Fonte: Club-k.net
Foram colocados numa cela com abelhas
O Bloco Democrático, conforme analises internas, apóiam-se nesta tese de envenenamento através da decisão do regime em obrigar os manifestantes a comer apenas a comida da cadeia. Os mantimentos levados pelos familiares dos detidos é rejeitado pelo governo.

Esta formação política da oposição, segundo uma fonte, mostra-se igualmente escandalizada pelo facto de os detidos não terem acesso ao pátio, e a sala da cadeia onde os detidos podem ver televisão. Outra preocupação desta força política é o facto de os jovens terem sido colocados numa cela com abelhas e mosquitos.

Face ao isolamento imposto aos manifestantes, o Bloco Democrático não tem duvidas que o regime fez dos jovens presos políticos. “eles estão castigados por pensarem diferente ao regime”, disse a fonte acrescentando que encontram-se na cadeia de Caxito, cinco dos manifestantes dentre os quais, “Carbono” Casimiro e Alexandre Dias dos Santos “Libertador”.

O Bloco Democrático, a JURA e organizações dos direitos humanos tem na agenda uma deslocação aquela cadeia para testemunhar as condições a que as autoridades estão a impor aos jovens.

A preocupação de sector do Bloco Democrático faz parte da sua política na defesa dos direitos humanos. A mais recente reacção pública que os mesmo tiveram foi através de um alto dirigente da sua direcção, Nelson Pestana, feita em vídeo a circular nas redes sócias.

Sem comentários: