quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os ditadores africanos e o imperialismo chinês


Vale tudo para que um ditador permaneça eternamente no poder, incluindo a venda do seu país e das suas populações a qualquer negociante inescrupuloso. Os chineses aproveitam invocando a não intromissão nos assuntos internos dos países. A hipocrisia chinesa é de facto proverbial.

«Zâmbia. Michael Sata adverte empresas chinesas a operar no país
Pretória (Canalmoz) - O novo presidente zambiano, Michael Sata, disse que as empresas chinesas que exploram as minas de cobre do país eram bem-vindas desde que cumprissem com a lei, especialmente no que se refere à utilização de mão-de-obra zambiana. Falando durante um encontro com o embaixador chinês na Zâmbia, Zhou Yuxiao, o dirigente zambiano referiu que as empresas chinesas, que até agora investiram mais de 2 mil milhões de dólares no sector mineiro da Zâmbia, não iriam beneficiar de tratamento especial. Sata frisou que o investimento chinês devia beneficiar os zambianos e não os chineses, acrescentando que as leis zambianas determinavam que os investidores estavam autorizados a trazer um número limitado de trabalhadores, mas na prática os investidores contam com um número ilimitado de trabalhadores provenientes da China.

Os trabalhadores zambianos do sector das minas lamentam-se com frequência das más condições de trabalho em minas exploradas por empresas chinesas. Em 2005, diversos trabalhadores zambianos foram atingidos por armas de fogo por terem protestado junto das entidades empregadoras contra as condições salariais a que estavam sujeitos.

Durante a recentemente terminada campanha eleitoral, Michael Sata insurgiu-se contra a presença de empresas chinesas do país. Verificou-se uma depreciação da moeda zambiana, a kwacha, logo a seguir ao anúncio dos resultados eleitores dando vitória a Sata. Antigo membro do partido que governou a Zâmbia durante o regime de Kenneth Kaunda, o novo presidente zambiano aliou-se depois ao Movimento para a Democracia Multipartidária (MMD) de Frederick Chiluba. É popularmente conhecido pela alcunha de “King Cobra”. (Redacção / Mining Weekly)»
Imagem: Capangas a serviço dos patrões chineses da mina Collum Coal Mine (CCM), ...
ipco.org.br

Sem comentários: