terça-feira, 27 de setembro de 2011

MANIFESTAÇÕES. ANGOLA A FERRO E FOGO


Benguela – A Polícia Nacional prendeu na manha desta segunda feira (26) em Benguela, cerca de 20 pessoas por alegadamente fazerem parte de uma manifestação espontânea, que visou exigir das autoridades o comprimento de promessas de aquisição terreno e por fim, ao processo de desalojamento em curso do bairro 4 d e Abril. Os detidos deverão enfrentar julgamento sumário dentro de dias.

Fonte: Club-k.net
Comandante alega que estão ao serviços de forças ocultas
Os populares, num numero estimado em 300, concentraram-se, a frente da sede da administração municipal entoando dizeres de exigência as autoridades tendo tentado invadir a sede do Governo local. Em reação, de acordo com uma testemunha ao local “Foram cenas chocante, muitas senhoras com bébés a serem atiradas em cima da carrinha da policia como se mercadoria se tratasse, foi mesmo um acto de cobardia usar tanta violência para pessoas indefesas”, contou a fonte acrescentando que “neste momento as senhoras e outros jovens estimados em mas de vinte encontram-se encarcerado numas das esquadras da policia da cidade Benguela”.

“Estiveram presente pouco mais de 300 pessoas mas o agravante é que foram detidas pessoas que estavam de passagem e a assistirem a manifestação”, revelou.

Segundo, Jesse Lufendo, activista da OMUNGA, no facebook, “Os populares que tentaram ocupar terra para construção de habitações agastados com a espera de um responsável da Administração para dar explicações da legalização das terras, ou se podem deixar e indicarem outro espaço, já que a Administração de liderada por Manuel Lucombo não vem, os populares resolveram ir ter com a Administração, 2 horas de espera já que ninguém diz nada, começaram a gritar queremos terreno”.

“O Populares prometem manifestar mais amanha dia 27 caso não libertem os seus companheiros e companheiras.” Revelou o activista.

Esta é a segunda manifestação em menos de duas semanas. Tudo aconteceu quando individuo ligados administração municipal de Benguela a anunciaram a entrega de terrenos. Para o efeito pessoas se alistaram e receberam cada uma um tão de 25por25. Passados dois dias surgiram individuo afectos aos fiscais do governo que desalojaram as pessoas a pretexto de estarem ali ilegalmente uma vez que aquele espaço era uma reserva fundiária do Estado. Inconformados, os populares se dirigiram a administração para exigirem um esclarecimento do administrador Municipal José Manuel Lukumbo.

Na primeira manifestação, a administração municipal fez recurso a polícia nacional para abortar a iniciativa tendo mesmo detido na altura cerca de 10 populares que foram soltos dois dias depois. A de segunda feira (26), os motivos foram os mesmo tendo a reação popular sido três vezes mas violenta.

Falando a imprensa, no local, o comandante municipal da policia em Benguela, Intendente Isaac Wango chamou os manifestantes de arruaceiros e de estarem ao serviço de forças ocultas.

Sem comentários: