sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Manual do terrorismo bancário. Crédito malparado




Banca. Crédito malparado é o “próximo abalo” da crise

Pedro Duarte 31/07/09 14:57

DIÁRIO ECONÓMICO

Joseph Ackermann vê novos problemas para os bancos no aumento do crédito malparado aos particulares e empresas.
Notícias Relacionadas

Lucro do Santander cai 5% com aumento do crédito malparado 29/04/09

Crédito malparado dispara para máximos nos EUA 28/05/09

Malparado das empresas dispara 98% num ano 21/07/09

O CEO do Deutsche Bank, Joseph Ackermann, alertou hoje que o aumento do crédito de cobrança duvidosa dos particulares e empresas vai ser o próximo choque que vai abalar os bancos.

“Esta crise tem consistido numa série de terramotos, e o epicentro tem estado sempre a mudar. O crédito malparado é o próximo abalo. Os bancos que até agora têm conseguido escapar relativamente ilesos também vão ser afectados”, disse o líder do Deutsche Bank durante um evento em Zurique, citado pela Bloomberg.

Ackermann avisou ainda que “a crise ainda não acabou. Quando olhamos para a evolução do crescimento económico global, então podemos esperar entrar em terreno positivo a partir do segundo semestre deste ano. Mas ainda estamos a um nível muito baixo”.

O Deutsche Bank, que é o maior concessionário de crédito da Alemanha, anunciou esta semana ter criado provisões no valor de mil milhões de euros para o crédito malparado no segundo trimestre, sete vezes mais do que no período homólogo de 2008.

“Fomos apanhados de surpresa pelo aumento em 44% do crédito malparado no trimestre”, notaram os analistas do Morgan Stanley Huw van Steenis e Hubert Lam numa nota de análise hoje emitida sobre o Deutsche Bank.

Imagem: onde se lê ovos, deverá ler-se novos.

Sem comentários: