quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Cavaleiro do Rei (57). Novela


A coisa pegou a sério. Nas outras cantinas de rua criaram-se concursos semelhantes. Tornava-se necessário existir um órgão centralizador. Numa reunião geral o Frequentador propôs a criação do Comité Miss Jingola que foi aceite. Os prémios subiam. Criou-se um comité especial que circulava pelas ruas a observar qual era a zungueira mais bonita. Tinha um prémio de mil dólares. O desfile passou a ser semanal. Nas cantinas de rua o prémio subiu para cinquenta mil dólares. Aboliu-se o desfile nu porque as desgraçadas chegavam em casa e apanhavam surra dos maridos e namorados ciumentos. No fim de um concurso alguém propôs à vencedora que no futuro contavam com o patrocínio de um casebre. Ela não concordou e protestou indignada:
- Dessas da nova vida, dos zangos e da patriotada que acabaram de ser construídas e estão a cair aos bocados… não!!!

As zungueiras andavam mais bonitas que nunca. Sempre à espera de um prémio. Metiam inveja a muita boa gente. O Comité entrou em contacto com outros países para criar o Miss Zungueira Universal. Todas queriam participar, esfomeadas não faltavam, especialmente as do Níger, Sudão Mali etc. Era óptimo para mostrar a verdadeira beleza da Mulher Jingola. Todas se preparavam com ansiedade para disputarem o concurso e ganhar a coroa universal.
A marquesa das Mulheres Abandonadas levou esta pretensão ao cavaleiro Epok. Pediu a sua opinião.
- Nobre Epok, estas gajas estão a ir longe de mais, que faço?
- Nobre marquesa, acha que devo preocupar-me com isso? É apenas um assunto de mulheres… decidam vocês.
- Cavaleiro… estou aqui em nome da centralização dos poderes.
- Está bem mas nada de exageros. Por este andar quando quiserem fazer amor com os maridos vêm aqui solicitar autorização.
- Isso é que é um puro exagero!
- Cara marquesa recomendo que consulte o Comité da Misse Politburo.
- Concordo, é de facto o órgão propositado.

No dia seguinte saiu um despacho que teorizava:

DESPACHADOS

Considerando que a pretensão do Comité Miss Zungueira Universal é ilegal, indigno e antipopular, senão vejamos:
1- Ilegal porque não preencheram os requerimentos que a Lei manda. Um deles, fundamental, exige muita coragem para o obter. São necessários pelo menos doze meses de espera. Só isso desmotiva o mais corajoso.
2 - Indigno porque não aceitamos analfabetas, porcas e pobres esfomeadas a viverem em casebres com a pretensão de representarem o Reino. Que pensará de nós a comunidade internacional? Vão fazer-nos mais chacota. Só sabem é despirem-se, vestirem-se… não sabem.

A vingança do Frequentador não se fez esperar. Reuniu com as zungueiras e deu-lhes a conhecer.
- Já sabem não é?! Fomos ilegalizados!!!
- Sim… sabemos.
- Vamos criar um novo concurso. A Miss Zungueira Alcoólica.
Como os prémios eram tentadores as bonitas jovens passaram a beber. O prémio principal era vinte caixas de cerveja. Eis aqui a origem do alcoolismo nas jovens Jingola. O Santo Ofício confiscou o Frequentador e deportou-o para o vice-reino do Namibe. A acusação era simples: apelo à violência, ideias republicanas e ofensas à dignidade da mulher abandonada.

Imagem: Angola em fotos

Sem comentários: