sábado, 19 de setembro de 2009

O Cavaleiro do Rei (58). Novela



Capítulo XVIII
A luta contra a corrupção

«Os projetos são elaborados por agências situadas no exterior, às vezes na capital do país, em Bissau. Para um projeto de um milhão de dólares destinado ao desenvolvimento rural, por exemplo, cerca de 15% já são consumidos por taxas administrativas da agência de execução, seja ela a FAO ou outra qualquer. A agência de execução recrutará peritos para executar o projeto, já que os técnicos são raros no país. Estes técnicos custam atualmente algo da ordem de 7.000 dólares por mês. Antes de chegarem os técnicos, é claro, há missões sucessivas: missões de identificação de projetos, missões de estudo de factibilidade, de estudos de execução técnica. Durante o projeto há missões de acompanhamento de execução. É normal a metade dos recursos fornecidos ser consumida neste processo, voltando assim o dinheiro oferecido para os países ricos, sob a forma dos salários elevados dos técnicos.
In Guiné-Bissau. A busca da ndependência econômica.» Ladislau Dowbor


Epok, para agradar à comunidade internacional ordena a grande ofensiva contra a corrupção. Discute os pormenores com o Santo Oficio.
- Temos que avançar, fazer qualquer coisa.
- Cinco mil homens chegam?!
- Cinco ou dez mil, tanto faz. Estão desbloqueados cinco milhões de dolo para já.
- Dólares.
- Isso mesmo.
- Chefe Epok, vou começar já o recrutamento. Um mês de treino é suficiente.
- Com treino ou sem ele… é ir em frente.
- Começamos a caça por cima?
- Qual caça (!)
- A dos corruptos.
- Ah! Sim! Por cima!? Quando se começa é sempre por baixo. Os degraus sobem-se um a um. Quando se começa por cima, já sabe como é. Os corruptos estão em baixo, nas ruas, nos casebres. Limpe-os e verá que a corrupção acaba. Acho que não tem noção do que é corrupção. Nunca frequentou um seminário?
- Já chefe… milhares deles, é por isso que fiquei baralhado.
- Então em frente! Marche! Tem seis meses para acabar com a corrupção.
- O navio está pronto.
- Isto nada tem a ver com a marinha.

A notícia de que o reino ia fazer um recrutamento massivo para criar um exército para lutar contra a corrupção atraiu gente de todo o lado. Os portos, aeroportos e estradas ficaram congestionados. (Esta é a origem dos engarrafamentos constantes do trânsito). Todo o Golfo da Guiné em peso rumou para Jingola. Os que tratavam das inscrições ficaram intrigados quando chineses apareceram com o bilhete de identidade Jingola. Milhares de estrangeiros estavam na mesma situação. Ninguém sabia explicar como conseguiram o BI. (Bilhete instantâneo).

Sem comentários: