sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Stutthof. Campo de concentração nazi que parece de Luanda


Varsóvia, Polônia, 1932
Depois que os alemães invadiram a Polônia em 1939, a família de Dora fugiu para Vilna, na Lituânia. Quando os alemães ocuparam Vilna, o pai de Dora foi baleado e o resto da família foi para o gueto de Vilna. Dora, sua irmã e sua mãe foram deportadas para o campo de Kaiserwald na Letônia e, em seguida, para o campo de concentração de Stutthof, próximo a Danzig. Sua mãe e sua irmã morreram em Stutthof. A própria Dora foi baleada antes da sua libertação, mas ela sobreviveu.

Sim, nós fomos punidas em Stutthof por--eu ainda tinha a minha mãe e a minha irmã, e nós fomos punidas por três mulheres que escaparam do campo. Sabe, recentemente estive em Auschwitz e vi os arames, e os fios de eletricidade e tudo voltou à minha mente naquele momento. Eu ainda não entendi como elas fizeram para escapar. Realmente não entendo, porque em cima... os fios de eletricidade nem sempre estavam ligados, mas quando viam alguém se aproximando demais ou tentando tocá-los, eles ligavam e elas morriam.

Agora, como estas três mulheres não foram atingidas pelos fios elétricos, eu não sei. Mas elas escaparam. Eles não conseguiram encontrá-las. E nós fomos punidas, ficamos nuas durante doze horas no frio e o castigo adicional foi: eles levaram quatro ou cinco mulheres, não me lembro quantas mulheres, e, na frente das outras--ficamos em uma fila, sabe--eles estupravam de um modo que eu nunca havia lido ou visto em lugar algum, nem mesmo em filmes ou na televisão, e sabemos quanto a programação da televisão é ruim, com todos os tipos de histórias.

E ver mulheres jovens serem estupradas por homens com pedaços de pau, e...e minha mãe estava perto de mim e ela colocou as suas mãos nos meus olhos, [para que] eu não deveria ver uma relação sexual pela primeira vez. Eu nunca havia visto uma relação sexual.

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_oi.php?MediaId=902

Imagem:
http://citadino.blogspot.com/2009/04/deportacao-dos-judeus-hungaros-parte-2_24.html

Sem comentários: