quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Eduardo Agualusa diz que regime em Angola está "a perder o controlo"


O escritor angolano José Eduardo Agualusa disse, esta quarta-feira, que a reacção excessiva do governo angolano contra a manifestação pacífica realizada, no sábado, em Luanda, pode indicar que "o regime está a começar a perder o controle".
"Acho que houve uma reacção excessiva por parte do governo angolano, que é difícil de compreender. Esse tipo de reacção passa a mensagem de que o regime está a começar a perder o controle", afirmou à Agência Lusa o escritor que chegou, terça-feira, à cidade de Belém do Pará, no Brasil, onde vai participar num encontro literário.
"Estou a acompanhar as notícias de longe e um amigo, ligado ao regime, dizia-me que se está formando em Luanda uma ideia do início do declínio. É também a percepção que tenho. O regime vem reagindo como se acreditasse na capacidade de ser derrubado pelos mesmos. Isso parece-me significativo", reforçou.
O escritor chamou a atenção ainda para o facto de que a repressão policial em Angola aconteceu perante um protesto muito menos organizado - tanto em termos de estrutura quanto de ideais políticos - do que os que estão a ocorrer no norte de África e países árabes.
"O movimento [em Luanda] é ainda muito imaturo. Começou com pouca gente e com muita má organização -- ao contrário do que aconteceu no Egipto, onde tinham mais consciência do que é o combate não violento", explicou.
O escritor considera, no entanto, que apesar da fragilidade política dos organizadores da manifestação na capital angolana, existe a possibilidade de que o episódio de sábado dê início a uma nova onda de revoltas.
Lusa
ANGOLA24HORAS

Sem comentários: