domingo, 11 de setembro de 2011

Os últimos dias da ditadura. O Juiz está instável e vem sendo submetido a pressões externas


O JULGAMENTO DOS 21 PROSSEGUE Segunda-feira, DIA 12 - Cerca das duas horas da manha de 6ª feira o Juiz, sem que alguma sentença fosse proferida resolveu encerrar a sessão, debaixo do olhar indignado dos advogados de defesa. Tratando-se dum julgamento sumário deveria prosseguir sábado e mesmo domingo se tal fosse necessário. São observadas as seguintes tendências:
1. No decorrer do Julgamento o Juiz substituiu-se a acusação e tentou mudar o objecto de crime: de "agressão aos polícias" para "arruaças". Fica assim em maior conformidade com as ultimas palavras do Ministro do Interior.
2. Os testemunhos (incluindo filmagens) confirmam que a agressão foi perpetrada por agentes civis e pelos próprios polícias e que as pedras apresentadas não evidenciam sinais de que tenham sido arremessadas aos polícias
3. O Juiz está instável e vem sendo submetido a pressões externas de cunho político. Por vezes sai da sala para consultas.
4. O Juiz pretende encontrar um pretexto para condenar alguns dos arguidos, como forma de castigo exemplar. Aliás, o terem sido remetidos para as celas é prova dessa atitude do Executivo de pretender humilhar os cidadãos
Nota: sobre os acontecimentos leiam as reportagens dos semanários "Novo Jornal" e "O País" fora de qualquer suspeita.
Francisco Lopes. Amigos do Bloco Democrático Angola no Facebook
Imagem: Activista Activa

Sem comentários: