terça-feira, 9 de março de 2010

De onde surgiram tantos ateus?


Uma pesquisa na Universidade de Oxford mostrou que cerca de 48% dos estudantes não acreditam em Deus. Talvez isso não seja tão surpreendente – a maioria das pessoas acreditam que ateus sejam bem instruídos, principalmente os de Oxford que têm como professor o ícone do ateísmo Richard Dawkins.

Mas há algumas curiosidades sobre isso quando a “população amostral” da pesquisa é o mundo e suas diferentes culturas, não Oxford. Estudos mostraram que há, sim, uma relação entre estudo e a fé em Deus, mas que o ateísmo é mais forte naqueles que têm apenas o ensino médio completo do que naqueles com nível superior completo.

A pesquisa também indicou que as pessoas com mais estudo tendem a acreditarem em coisas mais estranhas. 29% das pessoas com apenas o nível fundamental completo acreditavam em telepatia, contra 51,8% das pessoas com nível superior completo.

Essas pesquisas mostraram, também, que a questão religiosa não depende apenas do nível educacional, mas do sexo, do tipo de cultura e da idade dos entrevistados. Então os não-ateus podem ficar aliviados: já não há mais a crença de que eles sejam menos inteligentes que os ateus.

Fonte: http://www.newscientist.com/article/mg20527506.100-where-do-atheists-come-from.html?full=true

http://hypescience.com/de-onde-surgiram-tantos-ateus/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

1 comentário:

Ricardo Moreno disse...

Nao é que os cientologistas acreditem em telepatia, mas ela é possivel se pensarmos na comunicação internervosa ou o sentido de bando...

O fato de os ateus serem mais instruidos, atribui-se essencialmente ao fato de "acreditar em alguma coisa"... ou seja, se voce nao acredita em deus, voce tem que ter algo para rebater as criticas, logicamente se voce for ateu quererá apoiar-se na ciencia, logo o "amor" pela ciencia leva-o a ser mais instruido do que as pessoas que nao fazem questao de uma explicação para todo e qualquer fenomeno da natureza.