terça-feira, 16 de março de 2010

Dificuldades para a execução do nosso programa de «Reforma Educativa» (2)



Entretanto, os mesmos espertos inventaram qualquer coisa que faísca de vez em quando. A incompetência dá vida, gera o caos. Estamos tal e qual como nos campos de concentração nazis à espera que a guerra acabe. Afinal ainda não acabou, porque a miséria reforçou-se e não há antibiótico que a sane. Que os americanos cheguem, nos libertem e acabem com o nazismo ainda vigente e as suas sementes. Neste nazismo imobiliário nem os cemitérios escapam. Mas que grandes makas este Politburo fabrica.

Gil Gonçalves e Kandumbu Sangalo

A principal causa das mortes em Angola era a malária. Agora, parece?! Ou são mesmo os acidentes de viação. Que futuro cadavérico. Sinceramente, só pode ser gozo. Estão acamados, muito afastados, noutra dimensão. Isto só pode ser para risada. Não tem nada, absolutamente nada a ver com os autóctones? Exceptuando a meia dúzia que ainda passeia no poder e nos espolia. Só pode ser o exemplar ensino da universidade que ministra a cadeira da eficaz lavagem de dinheiro.

Assim uma espécie de como os bancos estrangeiros e nacionais têm sempre bons lucros, muito fáceis em Angola. Claro, a espoliarem terras e a destruírem os haveres do Pai Tomás angolano, e do Terror estalinista nas ruas de Luanda.
«De kem é a culpa angolanos??? Nossa e de mais ninguém, nós legitimamos nosso sofrimento. Nem um grito de socorro colectivo, é bater palmas, mexer a bunda, deitas umas lágrimas de crocodilo de kdo em vez... e a vida continua. E a clínica por ser no alvalade "nem tem nome"!!!! Se fosse no Zenga já saberiamos o nome...» Comentário em http://mesumajikuka.blogspot.com/

Não é nada fácil sair do ambiente da ignorância, especialmente onde impera a superstição da Igreja. Fazem-nos crer que existem demónios por todo o lado, quando na verdade o verdadeiro demónio é a Igreja.
A Sonangol, que é um governo paralelo, já disse que tem de diminuir custos e rever contratos. Porque com os preços actuais e futuros do barril petrolífero, assim não dá. Decerto dará para exaurir em potentes estádios de futebol. E porque não numa universidade? Numa biblioteca? Estas medidas contradizem tudo o que a idiotice e analfabetismo dalguma intelectualidade que suga as riquezas do país, reforçadas com as declarações dos lambe botas da nova identidade cultural.

Que a nossa economia continuará, não se afectará pela conjuntura internacional. Com declarações marxistas-neocolonialistas, de quem se perdeu no tempo, e dele não pensa sair. Caminhemos meus senhores, decididos para a eminente destruição do que resta do ensino em Angola.

A reforma educativa exercida em todo o ensino geral, peca, por defeito, desde a cabeça aos membros. Foi concebida ao mais alto nível do órgão regente, sem ter em consideração as suas estruturas de base. Ademais, concebida por alguém que nunca a experimentou.

Estamos a falar de todo o ensino não universitário, isto é, do primário, secundário (1º e 2º) e/ou médio que, em não mais de dez anos, se reformou. Esta reforma parece-nos deformadora: «o aluno é avaliado durante o ano lectivo, em três (3) trimestres; os (3) equivalem a 30%, porém a última prova equivale a 70%; se o aluno por qualquer circunstância tirar uma nota rasa (baixa) em determinada cadeira – nuclear ou específica, é tido por reprovado». O trabalho do professor durante o ano lectivo é quase irrelevante; pois, até o aluno preguiçoso, se tiver copiado, na última prova (exame/prova escola), passa de classe.

Imagem: FOLHA 8

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