quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Preços do petróleo em alta com alerta do Irão à Arábia Saudita


O Irão recomendou à Arábia Saudita uma maior "sensatez e responsabilidade". Os sauditas disseram que estão preparados para substituir o fornecimento do Irão caso sejam embargadas as exportações do país do Golfo Pérsico.
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.p
Os preços do petróleo estão a subir pela segunda sessão consecutiva, com o barril de crude WTI a subir 0,36% para 101,07 dólares e o Brent a valorizar-se em 0,35% para 111,92 dólares por barril.

Para além de um maior optimismo em torno das perspectivas das principais economias mundiais, gerado sobretudo pela forte subida do índice ZEW de confiança dos investidores e empresários alemães, o mercado energético está a ser dominado pelos últimos episódios da saga em torno do Irão e do Estreito de Ormuz.

Depois de a Arábia Saudita dizer que estaria disposta a compensar um eventual embargo internacional às exportações provenientes do Irão, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano disse que “se esta é a posição oficial da Arábia Saudita, aconselhamos as autoridades a terem uma abordagem mais sensatas e mais responsável”.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão reunir-se na segunda-feira para decidir sobre eventuais sanções contra o Irão, tentando que este interrompa o seu programa nuclear.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=532285

Sem comentários: