sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Siza Vieira. Em Portugal há a sensação de viver de novo em ditadura


por Lusa, publicado por Graciosa Silva
O arquiteto português Álvaro Siza Vieira afirmou que, "ultimamente", a sensação em Portugal é de se viver "de novo em ditadura", numa mensagem gravada para a 8.ª Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo que decorre em Cádiz.
Na declaração hoje divulgada, Siza Vieira, que se recusa a ser considerado um patriarca dos arquitetos, explica que está num constante processo de aprendizagem e que, "ultimamente" a aprendizagem "mais dura e mais forte" é assumir que, em Portugal, "se vive de novo em ditadura".
"Aqui [em Portugal] temos uma ditadura" que, "aparentemente", prevê "uma negociação", mas "onde não se vê essa negociação", disse o arquiteto português, considerando que Espanha "pode estar próximo de uma situação semelhante".
Sobre o setor da arquitetura, Siza Vieira disse que, em Portugal, "em geral, se constrói mal e, apesar das regulações, parece não haver interesse em construir bem".
Siza Vieira aponta a arquitetura como exemplo para demonstrar a sua desconfiança na possibilidade de os dirigentes partidários tomarem decisões pensando no bem comum.
"Quando uma cidade muda a composição política dominante, os projetos anteriores são recusados, a maior parte das vezes. Há um apetite de rutura total que tem a ver com intereses e com processos de afirmação política. Creio que isso é muito prejudicial para a cidade", conclui o Prémio Pritzker, a quem a Bienal de Veneza reconheceu a carreira, com a atribuição do Leão de Ouro, o prémio máximo, na abertura da edição em curso, no início deste mês.


Sem comentários: