sexta-feira, 5 de abril de 2013

Luanda. Só Há Paz, Não Há Pão: Vídeo – Desespero em Cacuaco




Mais de 5,000 residentes do bairro Mayombe, no município de Cacuaco, em Luanda, foram desalojados, numa operação militarizada de demolições em massa, a 1 e 2 de Fevereiro de 2013.
Centenas de efectivos das forças militares, policiais e de segurança, apoiados por sete helicópteros, deram cobertura aos actos de demolição levados a cabo pelo executivo do Presidente José Eduardo dos Santos.
As famílias desalojadas foram transferidas para o Kaope-Funda, uma área sem qualquer tipo de abrigo ou infrastruturas básicas, criando uma situação de potencial desastre humanitário.
As chuvas ocorridas nos primeiros dias após as demolições tornaram a condição dos desalojados ainda mais precária.
Mais de dois meses após as demolições, os desalojados continuam a viver em condições sub-humanas, sem acesso a água potável, energia eléctrica ou saneamento básico.
A par da Boavista, em 2001, as demolições em massa do Mayombe foram das maiores operações de desalojamentos forçados, por via militarizada, na área de Luanda.
Nos últimos anos, a capital tem assistido a uma vaga de operações deste tipo, em violação dos direitos mais elementares das populações.
Assista ao vídeo aqui

Fotos: Ermelinda Freitas

Sem comentários: