quinta-feira, 11 de abril de 2013

Oito detidos e vários feridos em confrontos contra demolições em Menongue


Cidade de Kuango Kubango está nos planos de reestruturação e as autoridades parecem não dar ouvidos aos apelos da população que faz de tudo para defender o tecto
António Capalandanda VOA
O incidente ocorreu quando os moradores da rua do aeroporto, adjacente do Bairro Castilho tentavam se manifestar contra as demolições de casas sucedidas na passada terça-feira naquela localidade.

Populares disseram a Voz da América que, o administrador municipal de Menongue, Antunes Huambo acompanhado pela Polícia antimotim e da ordem pública começou o processo de demolição de 48 casas na rua do aeroporto, perto do Bairro Castilho, no dia 9 do corrente, tendo criado uma onda de descontentamento no seio da população.

Esta manha as vítimas decidiram manifestar-se defronte a administração municipal de Menongue. A poucos metros da sede da administração foram travados por um forte dispositivo policial.

Um dos presentes contou ainda que, a polícia recorreu a balas reais e bastões para dispersar os revoltados. Uma mulher que se encontrava a lavar a roupa num rio perto da cidade de Menongue foi atingida por uma bala num dos braços, tendo sido evacuada para o hospital de Menongue.

José Francisco, uma das vítimas disse a Voz da América que, o administrador municipal iniciou com as demolições das habitações sem uma informação prévia aos seus ocupantes, alegando apenas que cumpria ordens superiores.

“Eles primeiro deviam construir e depois faziam as movimentações” disse Francisco acrescentando que “ não fizeram isso, estamos fora, as casas demolidas e as pessoas com as crianças estão nas ruas.”

A VOA tentou sem sucesos ouvir o governo do Kuando Kubango. Uma ONG local, informou que o governo de Kuando Kumbango pretende nos próximos dias destruir os bairros o da Feira, Marginal, Futungo, Aerovia e Paz, a maior praça do eleitoral da UNITA.

Sem comentários: