terça-feira, 9 de abril de 2013

Moçambique. Frelimo responsabiliza Renamo pelo ataque de civis


“Os acontecimentos de Muxúnguè revelam que a Renamo é um partido antidemocrático que está ao serviço de uma agenda dos seus patrões estrangeiros” – Damião José, membro do Comité Central e secretário para a Mobilização e Propaganda do Partido Frelimo

Maputo (Canalmoz) - O partido Frelimo convocou a Imprensa na manhã de ontem (08 de Abril) para afirmar que “os acontecimentos de Muxúnguè revelam que a Renamo é um partido antidemocrático que está ao serviço de uma agenda dos seus patrões estrangeiros”.
O membro do Comité Central e secretário para a Mobilização e Propaganda da Frelimo, Damião José, responsabilizou a Renamo de ser o protagonista dos ataques do último sábado (06 de Abril) a dois autocarros de passageiros e um camião. Mas não apresentou provas, limitando-se a afirmar que sabe de que a Renamo “tem patrões estrangeiros e nacionais que estão a incitar para actos criminais”.
Questionado sobre quem seriam esses patrões da Renamo, o porta-voz da Frelimo disse que “são aqueles que dão agenda a Renamo, fora do País e internamente”.
Damião José foi repetindo o mesmo refrão do seu líder Armando Guebuza, segundo o qual “o patrão do partido Frelimo é o maravilhoso Povo moçambicano”.
“A Frelimo condena veementemente a atitude da Renamo de ameaçar as pessoas”, disse Damião José.
Questionado se a Frelimo tinha evidências de que teria sido a Renamo a protagonizar os ataques que resultaram na morte de civis, o mesmo porta-voz limitou-se a dizer “que não há dúvidas de ser a Renamo, porque na conferência de Imprensa da semana passada afirmou que iria replicar por todo o País os ataques da FIR”.
“O Governo deve perseguir os autores desses ataques criminais para responsabilizá-los pelos seus actos”, comentou o porta-voz da Frelimo.
Num outro desenvolvimento, Damião José admitiu que a “única alternativa à Paz deve ser a Paz e que a Frelimo está aberta ao diálogo”.
“O diálogo é o suporte principal para qualquer outra acção”, admitiu Damião José apelando para a Renamo parar com os ataques.
Damião José não deu a entender que a nível da Frelimo esteja já a haver esforços no sentido de se aproximar da Renamo para o tal diálogo. (Bernardo Álvaro)

Sem comentários: