segunda-feira, 29 de abril de 2013

Região Diamantífera das Lundas no Parlamento Europeu


O jornalista Rafael Marques participará amanhã, 24 de Abril, numa audiência sobre o impacto das indústrias extractivas sobre os povos indígenas promovido pela subcomissão parlamentar dos direitos humanos do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Rafael Marques apresentará uma comunicação sobre o impacto da indústria diamantífera sobre as comunidades locais nas províncias das Lundas, no nordeste de Angola.
O fórum contará com a participação de representantes de diversos povos indígenas e de organizações internacionais, que irão debater o papel das indústrias extractivas nas violações de direitos humanos de comunidades locais e povos nativos em várias zonas do globo.
A eurodeputada alemã e presidente da subcomissão dos direitos humanos, Barbara Lochbihler, presidirá a sessão.
O director executivo da Corporação Aborígene Gunjeihmi, Justion O’Brien, falará sobre os direitos dos aborígenes em zonas de extração mineira na Austrália, assim como a representante das comunidades indígenas da Guatemala, Juana Castro, abordará o mesmo tema sobre o seu país. O secretário-geral da Organização dos Povos e Nações Sub-Representados e o secretário-geral adjunto da União Inter-Parlamentar, respectivamente Marino Busdachin e Martin Chungong, também apresentação comunicações.
Rafael Marques é autor do livro Diamantes de Sangue: Corrupção e Tortura em Angola, publicado em 2011. A obra é uma denúncia contundente sobre as violações sistemáticas de direitos humanos nas regiões diamantíferas das Lundas. O livro inclui testemunhos detalhados de centenas de vítimas de tortura e familiares de mineiros assassinados por membros da empresa privada de segurança Teleservice – propriedade de generais angolanos – e soldados das Forças Armadas Angolanas.

Sem comentários: