sexta-feira, 12 de abril de 2013

UNITA critica inconsistência do discurso de paz do Governo


Maputo (Canalmoz) - A recusa por parte do executivo angolano de permitir a realização de um funeral condigno de Jonas Savimbi e de acordo aos rituais dos povos do planalto central contrasta com o discurso oficial que aponta os 11 anos de paz efectiva como o resultado do empenho das autoridades angolanas no processo de reconciliação nacional nas mais variadas vertentes.
Esta abordagem em jeito de reclamação foi subscrita por Alberto Ngalanela, o Secretário Provincial de Benguela da UNITA e deputado a Assembleia Nacional durante uma conferência de imprensa consagrada a mais um aniversário da assinatura dos acordos de paz.
Segundo o político da oposição, as autoridades angolanas nunca apresentaram justificações plausíveis para a não entrega dos restos mortais dos responsáveis da UNITA mortos em Luanda em 1992.
No caso do líder fundador da UNITA, a exumação das suas ossadas foi condicionada a um período mínimo que não afectasse a saúde pública.
Pelo que foi dado a conhecer em Benguela, a não resolução deste contencioso não tem contribuído para a promoção um ambiente de paz entre os dois ex-beligerantes do conflito angolano.
Os familiares de Jonas Savimbi pretendem  ver repousadas as suas ossadas e dos sobrinhos Salupeto Pena e “Bem Bem” na sua terra natal, aldeia Lopitanga que dista 18 quilómetros da cidade do Andulo depois de um ritual fúnebre de acordo a tradição da região.
Segundo o secretário provincial da UNITA de Benguela, o cemitério local onde também se encontram sepultados os pais de JS encontra-se até ao momento minado pelas Forças Armadas Angolanas, como sinal de mais um empecilho para a solução definitiva do caso.
O caso das ossadas dos dirigentes da UNITA apresentado esta semana em Benguela em conferência de imprensa poderá conhecer novos cenários que poderão vir a embaraçar as autoridades angolanas.
Para o responsável do Galo Negro, passados todos estes anos a sua organização só vai aceitar uma eventual entrega das referidas ossadas com uma certificação científica credível que comprove a sua autenticidade. (Redacção)

Sem comentários: