terça-feira, 9 de abril de 2013

Moçambique. Guebuza atribui ataques de civis à Renamo


Maputo (Canalmoz) – Sem margem para dúvida, o chefe do Estado moçambicano, que é simultaneamente presidente do partido Frelimo, atribuiu à Renamo os ataques a viaturas civis, ocorridos no último sábado a sul de Muxúnguè. 
No último sábado foram atacados dois autocarros, um da “Etrago” e outro da “Intercape”, e ainda um camião de combustível, num troço da N1, a cerca de vinte quilómetros a sul de Muxúnguè. No noticiário da STV na noite do mesmo dia, Arsénio Henriques entrevistou pelo telefone duas senhoras que eram passageiras em cada um desses machimbombos e eles disseram que os ataques tinham sido empreendidos por homens armados, mas nenhuma delas afirmou que esses homens eram da Renamo. A Policia, o Governo e o Partido Frelimo sem apresentarem evidências afirmam que os ataques foram perpetrados por homens da Renano.  
Falando dia 07 do corrente à margem da deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, alusivo ao Dia da Mulher Moçambicana, Armando Guebuza mostrou convicção nas suas palavras de que a Renamo foi quem atacou os civis que transitavam em viaturas na zona de Muxúnguè.
“Lamentamos profundamente os ataques da Renamo àquela zona de Muxúnguè, onde morreram compatriotas nossos, incluindo civis que não provocaram a ninguém. Condenamos seriamente estes ataques que são, na verdade, actos criminais perpetrados por estes homens”, afirmou Guebuza sem ponderar que os ataques possam ter sido causados por outros grupos armados.
“Como Governo, continuaremos a batalhar para que o nosso povo viva tranquilo, não seja intimidado, não viva assustado”, disse o chefe de Estado.
Entretanto a Renamo já veio a público negar a relação dos ataques com os seus ex-guerrilheiros. (Redacção) 
Imagem: fotos.sapo.pt

Sem comentários: