sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Em Nampula. Viatura da polícia faz “chapa”


Nampula (Canalmoz) – Bons motivos para um negócio pouco comum. A população tem falta de transporte e os agentes da Polícia têm falta de dinheiro. Com o carro afectado à Polícia pelo Estado para as patrulhas faz-se um negócio pouco comum, mas que ajuda, senão mesmo a resolver ou minimizar, o problema tanto da Polícia como da população. A viatura de marca Mahindra, com a chapa de inscrição ABH 174-MC, pertencente à corporação, é utilizada pelos polícias para fazer “chapa”. As imagens que a nossa Reportagem tirou no terreno falam por si.
O carro da Polícia partia da cidade de Quelimane, onde se encontrava em missão de serviço em direcção à cidade de Nampula. Pela rua, foi encontrando pessoas na rua à espera de transporte. Então os agentes da Polícia decidiram dar uma ajudinha a quem estava horas a fio
à espera de transporte, mas, claro, quem dá espera receber. Os passageiros também deviam dar uma ajudinha aos agentes parcos de recursos financeiros.
Soubemos que não é a primeira vez que este tipo de transporte acontece, nem tão pouco é o único carro da Polícia, aliás, do Estado, que faz “chapa” e o dinheiro vai para os bolsos dos funcionários. Estes apenas tiveram o “azar” de serem flagrados por um jornalista que decidiu partilhar a fraternidade da Polícia Moçambicana – esta que as más-línguas dizem ser brutal no tratamento aos cidadãos.
Como dizíamos, este não é um caso isolado. É comum nas horas de ponta notar viaturas, sobretudo machimbombos das mais diversas direcções provinciais de serviços do Estado, em transporte semi-colectivos… (Aunício da Silva)

Sem comentários: