segunda-feira, 16 de março de 2009

Angola & Filhos, Lda. Import – Export


Ainda não saímos do tempo em que os governantes estão num castelo na Idade Média, e a população na Peste Negra. Ainda estamos naqueles tempos em que governar é como nas histórias dos príncipes das trevas.
E todos morreram esfomeados.

O filho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, apoderou-se do terreno junto às Obras Públicas, Rua do 1º Congresso, em Luanda, e lá vai fazer a sua construção.
No ex.RI20 em Luanda, generais espoliaram a escola e construíram um colégio privado.


«A Somoil, de que fazem parte Manuel Vicente, Mário Caetano, Desidério Costa e Alberto de Sousa, é, eventualmente, a companhia privada angolana com melhor know-how.

A Poliedro, que reúne o maior grupo de notáveis – Roberto de Almeida, Desidério Costa, Ruth Neto, Maria Mambo Café, Ismael Martins, Noé Saúde, Bornito de Sousa, Celestino Dias e outros.

A Mirabilis Oil Corporation, que se fez representar em vários eventos pela actual ministra do Comércio, Idalina Valente.

Assim como a Sha, Sociedade de Hidrocarbonetos de Angola, do chefe da Casa Militar, Hélder Vieira Dias, Kopelipa.

Fontes de sectores petrolíferos atribuem ao chefe das Comunicações da Presidência, Leopoldino Fragoso do Nascimento, ligações à Atlantic E&P, também qualificada como não operadora.

O «molhe» inclui ainda o grupo Gema, de José Leitão & Cia.

A Chamavo, de Simão Júnior, que também é accionista do grupo Gema.

Banigor, onde têm interesses dois dos três antigos primeiros-ministros, nomeadamente, Franca Van-Dúnem e Lopo do Nascimento. Marcolino Moco, um homem aparentemente marcado, continuará de fora do negócio de exploração de petróleo. A Banigor, da qual também é sócio o ex-deputado Mendes de Carvalho.»
Semanário Angolense

A filha Isabel é accionista da Galp, do BPI, da Unitel (parceira em Angola do BPI e da PT), do BES Angola e do banco BIC; a gigante Sonangol, do Estado presidido pelo pai José Eduardo, está também na Galp, no BCP, é sócia do Totta e da Caixa em Angola; há ainda relações com a Mota-Engil e BPN, bem como intenções angolanas noticiadas na construção, imobiliário, comunicação social, transporte aéreo em Portugal.
Presidente da CVA, Cruz Vermelha de Angola. Proprietária do restaurante de luxo Miami Beach, na Ilha de Luanda.
In http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=346106
«Nova Cimangola, BIC, BESA, BPI, SODIAM, ASCORP, Corporação Angolana de Diamantes, Terramina, ESCOM Mining, e, mais recentemente, a Media Nova (proprietária da TV Zimbo, Rádio Mais e jornal O País)»
«Tem interesses nos negócios de construção dos estádios que acolherão os jogos do CAN, através do empreiteiro que está a construir o estádio de Luanda. São cerca de 60 milhões, mais coisa menos coisa, que essa empresa arrecadará.»
In Semanário Angolense número 298

Os protagonistas da proposta não foram oficialmente divulgados, mas o Diário Económico sabe que esse grupo é composto pela Sonangol com 9,99%; pela Teixeira Duarte com 7,02% e pelo Grupo Berardo com 6,22% (ao todo 23,28% do capital). O grande ausente deste grupo de maiores accionistas é a Eureko, que detém 7,07% do BCP.
Diário Económico

Confiado de Agostinho NETO LuandaTodo o estrangeiro que quer vir para Angola é apenas para fazer dinheiro e mandar para a sua terra de origem. É necessario fazer-se um grande control sobre os estrangeiro ou acabamos na CRISE como os outros paises. Angola esta com muita fama no Mundo e todos querem ganhar dinheiro muito rapido sem terem de dar nada ao pais. Como é possivel existirem num hotel em Lisboa mais de 1000 empregos para Angola sem terem passado pelo MAPESS. Os estrangeiro querem apenas continuar a lucrar com angola como no tempo colonial. É por isso que levaram corrida no final. Ou ajudam os Angolanos e vivem com eles em Angola ou que fiquem nas sua terras. A policia recolheu as AK´s mas ainda temos as katanas.
Angonotícias

09.03.2009 - 11h15 - j.silva, London, UK
Estranho... normalmente sao as empresas portuguesas a "investir" nos dirigentes angolanos para poderem entrar em Angola... este Vale e Azevedo e' realmente brilhante... gostava de saber como e' que ele faz...
Público última hora
Visite-me também em: Universidade, Universe, Medicina e X-Files

Sem comentários: