quarta-feira, 18 de março de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (32). Novela


Onde se nota muito trabalho dos governantes é nas ruas (?), com os batedores policiais a abrirem-lhes caminho no trânsito que eles engarrafaram, sitiaram.


Elder liga-me pelo telemóvel:
Olha! Vou vender a boate. Estou farto daquela merda. Está-me a dar muitos problemas.

Elder está incomunicável há cerca de uma semana. Ninguém sabe onde está. Heitor dirige as operações. Quando se lhe pergunta pelo irmão, diz sempre que não sabe onde está. Os cubanos deixaram de aparecer. O Chileno aparece a horas incertas. Sonda-me:
- Não sabe nada do Elder?
- Não, não sei… ninguém sabe.
- Oh! Eu já os conheço. Escondeu-se ou foi para Benguela, para fugir ao pagamento das dívidas. Sei que o Heitor comunica regularmente com ele. Quando lhe pergunto onde está o dinheiro que me deve, ele responde-me, como responde a toda a gente, que isso é com ele, que não sei nada disso.

A Secretária aparece. Vem com um telemóvel bem visível preso no cinto das suas calças.
- Vim apenas para o cumprimentar. Para saber como vão as coisas por aqui.
- Fico contente pela sua visita. As coisas por aqui continuam na mesma.
- Bem, já está visitado. Vou para a padaria.

Chega um fax. Olho para ver do que se trata. É do Elder, diz que quer falar urgentemente com o irmão, para eu o chamar e que venha para junto do fax. Assim fiz. Era verdade, Elder estava em Benguela. Heitor envia um fax a informar que está presente. Do outro lado vem a resposta em letras grandes escritas à mão. MUITO URGENTE. VAI AO COFRE E RETIRA DINHEIRO PARA COMPRAR TIJOLOS E CIMENTO. ARRANCA JÁ COM AS OBRAS. VOU FECHAR A DELEGAÇÃO DE BENGUELA. ATÉ BREVE.

Deixei de frequentar a boate, devido ao barulho e ao ambiente fechado. Por mais que se tentasse não era possível retirar o fumo dos cigarros, mesmo com o ar condicionado sempre ligado. Isto é muito prejudicial para a nossa saúde. Ademais para regressar, o Jacinto tardava intencionalmente a dar-me boleia. Uma das vezes saí quase às três da manhã.

Ao findar do dia observo que Jacinto está presente. Não notei a sua entrada. Vem na minha direcção. Penso que me vai criar complicações. O seu rosto está pálido, faz lembrar um cadáver. Fico na expectativa. Fala-me com voz gutural:
- Empreste-me vinte dólares que depois de amanhã pago-lhe.
Lixaram a vida do pobre velho. Coitado. – Meditei.

Eu sabia que ele nunca me pagaria. Mesmo assim entreguei-lhe a quantia que me pediu.
- Muito obrigado. Disse ele.
Em seguida fez menção de que queria dizer-me mais alguma coisa. Convidei-o a prosseguir:
- O que o Elder está aqui a fazer, e o que os outros portugueses fazem, é uma desumanidade sem limites. Não falo dos outros estrangeiros, apenas dos nossos compatriotas. Já trabalhei com o Director nos Caminhos de Luanda. Esse então está podre de rico. Onde vê dinheiro, as suas mãos já não o largam. No fundo são lavagens de dinheiro que o Governo português aceita. Porque não efectua o controlo da origem destes dinheiros?
Jacinto continua a lamentar-se:
- No colonialismo os portugueses respeitavam a lei da Metrópole. Agora retornaram em força. Instituíram a corrupção. Já não obedecem às leis da Metrópole. Aqui criaram as suas próprias leis. Colonizadores silenciosos. Ninguém se dá conta que estão a rapinar Angola. Tudo, o que apanham não devolvem. Nem um simples CD virgem. Até isso roubam…bandidos da pior espécie.

Nunca mais o vi. Convenci-me que teria falecido. O Chileno também deixou de aparecer. Também nunca mais o vi.

Foto: Angola em fotos
Visite-me também em: Universidade, Universe, Medicina e X-Files

Sem comentários: